
Convidado nesta quarta-feira (01/04/2020) pela assessoria de comunicação do governador Rui Costa a participar da entrevista coletiva que ocorre nesta quinta-feira (02), às 12, horas, o Jornal Grande Bahia (JGB) encaminhou conjunto de questionamentos sobre uma possível política pública que atenda a demanda que se apresenta em um cenário de pandemia do Covid-19 no estado da Bahia.
Elaborado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do veículo de comunicação, os questionamentos têm por base dados estatísticos de estudo do Imperial College de Londres, recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e informes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (SESAB) e de pesquisadores sobre infectologia e tratamento viral.
Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia, pergunta:
— Quantos leitos hospitalares com e sem UTI foram planejados para enfrentar a pandemia de Covid-19 no estado da Bahia?
— Como e em quais cidades o governo estadual distribuiu os leitos e quais os critérios adotados?
— Qual a previsão de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e equipes de apoio para tratar os infectados no estado da Bahia e de que forma o governo está cadastrando e organizado esses profissionais da saúde e os distribuindo para atendimento populacional?
— A administração estadual pensou em uma Lei delimitando as competências do Governo da Bahia e dos Municípios no atendimento aos infectados pelo Covid-19, inclusive estabelecendo competências distintas por índice populacional?
— Existe um plano estadual que organize a atuação do sistema de saúde no contexto da pandemia, segregando os casos recorrentes de saúde pública que habitualmente afetam a população, dos casos de infectados pelo coronavírus Covid-19?
— A previsão é que nos países do hemisfério Norte, especialmente a Alemanha, apresentem uma vacina contra a infecção por Covid-19. O governo da Bahia está montando uma fábrica de vacinas para esse fim? Como avalia a possibilidade de montar uma fábrica em Feira de Santana de vacinas, observando a formação tecnológica da mão-de-obra local e a capacidade de profissionais da saúde disponibilizada?
— Foi elaborado um plano de vacinação intensiva em massa, caso ocorra o desenvolvimento da vacina contra o Covid-19?
— Existem dados que indicam quais são os fármacos necessários aos tratamentos dos casos de infecção leve, moderada ou grave pelo Covid-19? Se existem, como pode ser pensada a produção de medicamentos da BahiaFarma no abastecimento destes medicamentos? Foi realizada alguma projeção de produção e estoque destes produtos?
— Existe uma articulação que envolva as faculdades públicas e privadas de medicina que possuem atuação na Bahia, para participarem de uma política pública concentrada contra a pandemia de Covid-19?
— É possível utilizar a fábrica da Ford em Camaçari para produzir respiradores com tecnologias existentes, a exemplo do projeto de respirador pulmonar da Tesla e do Instituto Alberto Luiz Coimbra, dentre outros?
— É possível conceder crédito tributário para que fábricas com sede na Bahia possam direcionar a produção para os insumos necessários para a prevenção e tratamento das infeções por Covid-19, elencando os produtos e os quantitativos?
— Como medida sanitária, foi desenvolvida uma recomendação sobre procedimentos de enterros nos municípios, para que possam atender a possível elevada demanda de óbitos, inclusive com medidas de apoio ao enterro social, prevendo uso de crematórios ou disponibilidade de urnas funerárias e covas?
— Como estão sendo articulados os serviços de SAMU para atendimento dos infectados?
— Os quantitativos de Equipamento de Proteção Individual para Risco Biológico foram dimensionados para a demanda da pandemia e distribuídos nos serviços de saúde?
— A Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou que fosse realizado testes clínicos na população para verificação de infecção pelo Covid-19. Como o governo da Bahia avalia a recomendação e quais as medidas está adotado?
Concluo parabenizando o governador Rui Costa pelas medidas adotadas, até o momento, e o empenho em tratar a crise de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.
Dados para contato:
Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia
WhatsApp: (75)98242-8000
E-mail: diretor@jornalgrandebahia.com.br
Confira a entrevista
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




