O destacado médico-cirurgião Ângelo Augusto Araújo é incorporado como colaborador do Jornal Grande Bahia (JGB). Nos 14 primeiros artigos publicados, o pesquisador com doutorado em Saúde Pública analisa aspectos da pandemia da Covid-19 no Brasil, em correlação com o mundo, aborda criticamente a ação política do Governo Central, questiona o uso de medicamentos sem eficácia comprovada e afasta o censo comum sobre temas que precisam ser refletidos a partir de densas leituras de artigos científicos, dados estatísticos e estudos clínicos, conhecimentos que se somam em esforços de debates com pesquisadores do Brasil e do exterior.
Exemplos deste empreender intelectual do pesquisador podem ser lidos nos artigos ‘Brasil x Covid-19, a gestão pública na contramão da epidemiologia’ e Hidroxicloroquina e Covid-19: Aspectos Bioéticos e riscos de implicações jurídicas.
Natural de Irecê e radicado desde a juventude em Aracaju, capital de Sergipe, local em que atua como diretor-médico da Clínica de Retina e Vítreo de Sergipe (CLIREVIS), Ângelo Augusto Araújo construiu o pensamento científico através da cotidiana tarefa da leitura, cuja finalidade foi compreender o paciente como uma totalidade, atitude que o conduziu a aprofundar estudos nos campos acadêmicos da filosofia e economia.
Síntese da trajetória acadêmica
Dr. Ângelo Augusto Araujo, médico, MBA, PhD, ex-professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em oftalmologia clínica e cirúrgica, retina e vítreo, Tese de Doutorado feita e não defendida na Lousiana State University, EUA, nos seguintes temas: angiography, fluorescent dyes, microspheres, lipossomes e epidemiologia. Doutor em Saúde Pública: Economia da Saúde (UCES); Doutorando em Bioética pela Universidade do Porto; Master Business Administration (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas; graduado em Ciências Econômicas e Filosofia; membro do Research fellow do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Sergipe; membro da Academia Americana de Oftalmologia; da Sociedade Europeia de Retina e Vítreo e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; e diretor-médico da Clínica de Retina e Vítreo de Sergipe (CLIREVIS), em Aracaju, Sergipe.
Leia as publicações
https://jornalgrandebahia.com.br/author/angelo-augusto/
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




