Em entrevista exclusiva ao Jornal Grande Bahia (JGB), João Leão — vice-governador da Bahia, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente estadual do Partido Progressista (PP) — declarou que a legenda vai apresentar o nome do empresário Roque Eudes Souza dos Santos, presidente da Associação dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia (ASDAB) e diretor do Grupo São Roque, como pré-candidato a vice-prefeito, em chapa liderada pelo deputado federal José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT), na disputa majoritária de Feira de Santana, durante as eleições de 2020.
Em Salvador, João Leão diz que o PP pretende fazer composição com o PCdoB, indicando o deputado estadual Nilton Silva Junior (Niltinho, PP) para vice de Olívia Santana.
Para Lauro de Freitas, município onde tem base eleitoral, o vice-governador afirmou que o Partido Progressista avança para indicar o vice da prefeita Moema Gramacho (PT), candidata à reeleição. Mas, evitou declinar nomes.
Ele concluiu o tema eleições 2020 informando que o PP pretende lançar cerca de 200 candidatos à prefeito e 60 candidatos à vice-prefeito na Bahia.
Obras estaduais
João Leão lamentou o fato de a pandemia ter atrasado a execução de obras estaduais de grande porte, a exemplo da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica, expansão do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas (Metrô), construção do Veículo Leve sobre Trilhos de Salvador (VLT Salvador – Simões Filho) e nova Rodoviária de Salvador.
O vice-governador informou que as construtoras tiveram que adotar padrões de segurança para evitar a Covid-19 entre os trabalhadores e que, no caso da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica, os bloqueios sanitários impostos pelos países impedem o começo imediato da construção.
Ele lembrou que o projeto da Ferrovia Oeste – Leste (FIOL) avança e o empreendimento objetiva posicionar a Bahia na liderança da produção mineral do Brasil. Observando que o FIOL tem por finalidade, entre outros aspectos, atender a produção da Bahia Mineração (BAMIN).
Sobre o Porto Sul, em construção em Ilhéus, João Leão destacou a inauguração da ponte estaiada Ilhéus-Pontal, realizada pelo governador Rui Costa, em 1º de julho, com 533 metros de extensão e cujo investimento é de cerca de R$ 100 milhões. Ele lembrou que a estrutura é parte do projeto do Porto Sul e que uma moderna malha viária, com cerca de 2,7 quilômetros, foi implantada.
Expansão industrial
A liderança da Bahia no setor eólico e novos projetos de grande porte para geração de energia solar foram lembrados pelo vice-governador.
Ele declarou que o Polo Bioenergético e Sucroalcooleiro em implantação na Região do Médio São Francisco projeta autossuficiência da Bahia na produção de álcool e que produtos de alta tecnologia, como sacolas biodegradáveis fazem parte da modernização fabril do estado.
Governo Bolsonaro
Ao comentar sobre a relação do presidente Jair Bolsonaro com governadores do Nordeste, João Leão lamentou a falta de diálogo e citou o governador Rui Costa como exemplo de mandatário que exerce a liderança governamental aberta, plural e democrática, estabelecendo relações com opositores, como os prefeitos de Salvador, ACM Neto (DEM) e Colbert Martins Filho (MDB), de Feira de Santana.
Sobre a entrevista
A entrevista exclusiva ocorreu de forma remota, através do Google Meet, às 11 horas, desta quarta-feira (08/07/2020). Ela foi concedida ao jornalista Carlos Augusto, editor do veículo de comunicação, sendo parte da série do programa ‘Diálogos Sociais do Jornal Grande Bahia’, cuja transmissão ao vivo e a gravação não puderam ser efetuadas por problemas técnicos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram




