José Ronaldo (DEM), ex-prefeito e principal liderança de direita de Feira de Santana, promove pronunciamento através das redes sociais YouTube, Facebook e Instagram, às 19 horas, desta sexta-feira (14/08/2020), oportunidade em que deve confirmar apoio à reeleição de Colbert Martins Filho (MDB) ao cargo de prefeito de Feira de Santana.
“Sempre fiz política perto das pessoas. Gosto do abraço, do aperto de mão. Mas, infelizmente, por conta da pandemia, precisamos evitar os contatos sociais. A internet é hoje esta ferramenta que nos aproxima e permite que muitas pessoas estejam juntas ao mesmo tempo, cada uma de sua casa, do seu celular”, disse José Ronaldo, em comunicado à imprensa.
Contexto
Colbert Martins assumiu o cargo de prefeito em 7 de abril de 2018, com a renúncia de José Ronaldo, que concorreu ao cargo de governador da Bahia, sendo derrotado pelo governador reeleito Rui Costa (PT).
Desde o primeiro momento, Colbert Filho promoveu alinhamento direto com Ronaldo. A relação de cumplicidade política é intensa e esse fato fez com que setores da imprensa local qualificassem Ronaldo como uma espécie de segundo prefeito.
A estratégia de Colbert foi manter a unidade do grupo, sob a liderança pessoal de Ronaldo, sendo, inclusive, ele próprio, um liderado do ex-prefeito. Neste contexto, coube ao líder do Democratas estabelecer alianças partidárias e conquistar e reconquistar apoios. Sérgio Carneiro (PV) e Jair Carneiro (PP) foram dois destes nomes, outros políticos tinham sido agregados em momento predecessor, a exemplo do ex-deputado federal Fernando Torres (PSD), ex-vereadores do PT Beldes Ramos e Pablo Roberto e da ex-vereadora Cíntia Machado (PMB), sobrinha do deputado estadual Targino Machado (DEM).
Defecções
Objetivando conquistar espaço político nas eleições de 2020, nomes ligados ao projeto de poder de José Ronaldo romperam com o líder demista. São exemplos desta ruptura o vereador Roberto Tourinho (PSB), que ocupou o cargo de secretário durante Governo Ronaldo; ex-deputado Carlos Geilson (Podemos) e o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), políticos que apresentaram pré-candidatura à prefeito. Além destes, o deputado estadual Targino Machado, que confessou ter buscado apoio do Democratas para a disputa, mas que lhe fora negado, declarou suporte à Carlos Geilson, afastando-se, com isso, do apoio à reeleição de Colbert Martins.
Sem vice-prefeito
Na noite desta sexta-feira (14), Ronaldo deve apresentar os argumentos em favor da reeleição de Colbert Martins, mas deve evitar citar o nome do escolhido à ocupar cargo de vice-prefeito. Essa possibilidade está baseada em um comportamento recorrente do ex-mandatário, qual seja, de aguardar até o dia da convenção suprapartidária homologatória das candidaturas, para apresentar a chapa completa, composta pelos candidatos à prefeito, vice e vereador.
Leia +
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




