
2020 é um ano marcado pela pandemia da Covid-19, que ocasionou distanciamento social e a suspensão de diversas atividades humanas, além do fato de milhões de famílias terem sido afetadas pela perda de entes queridos, empregos e renda. Ao mesmo tempo, foram acentuadas formas remotas de trabalho e de interação social através da internet.
O período é caracterizado como mais uma etapa do processo revolucionário decorrente da superexploração capitalista que está em curso no planeta e que tem provocado o aquecimento global, ocasionando a intensificação da mudança climática e profundas transformações na biosfera, com a extinção em massa de espécies, era geológica denominada por pesquisadores como antropoceno.
Em meio a IV Revolução Industrial (Indústria 4.0), os fatos narrados culminam com aprofundamento das formas exploratórias da classe trabalhadora, cuja síntese pode ser observada na obra Império, de autoria de Michael Hardt e Antonio Negri.
Neste contexto, atento a necessidade de informar a sociedade sobre os desdobramentos da doença viral causada pelo SARS-CoV-2, o Jornal Grande Bahia (JGB) publicou a primeira reportagem em 14 de janeiro de 2020, completando, em 12 de agosto de 2020, cerca de 3 mil matérias sobre o tema, além de ter apoiado campanhas institucionais que objetivam prestar informações à sociedade sobre o coronavírus.
13 anos de contribuição com a história humana
Neste mesmo ano de 2020, o JGB completou 13 anos de atuação, com a publicação de 230 mil conteúdos, divididos em 115 mil textos e 115 mil mídias.
Objetivando uma integração com a comunicação global, o Jornal Grande Bahia mantém associação ao Sistema de Comunicação das Nações Unidas, através de parceria com a ONU News e é membro do projeto de comunicação global liderado pela Dow Jones, através do serviço Factiva.
Outro aspecto de destaque é o fato do veículo permitir a interação com o público, através das páginas que mantém nas principais redes sociais da internet, a exemplo do YouTube, Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.
Mesmo em meio a uma crise sanitária global, com graves repercussões sobre a economia dos países, o Jornal Grande Bahia manteve volume significativo de acessos por dia, que resultaram no período de um mês, entre 12 de julho e 11 de agosto de 2020, em 212.718 visitantes únicos, que realizaram 12.890.086 solicitações de informações, resultando na transferência de cerca de 1 terabyte de dados do ciberjornal.
Outros episódios marcaram o ano para a equipe do webjornal e resultaram em mudanças estruturais e tecnológicas.
Homenagens
Em março de 2020, Carlos Augusto, editor do Jornal Grande Bahia (JGB), recebeu, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE Bahia), reconhecimento pelo trabalho em defesa da democracia, através do apoio as pautas do sufrágio.
Programa do Google seleciona o JGB
Em maio de 2020, o veículo de comunicação foi selecionado pela empresa Google à receber recursos financeiros e apoio no campo do conhecimento tecnológico, através do ‘Fundo de Ajuda Emergencial ao Jornalismo’ do programa Iniciativa Google Notícia (Google News Initiative).
Aprimoramento tecnológico
Em novembro de 2020, um novo serviço de hospedagem tipo World Wide Web (WWW) foi contratado junto ao provedor Contabo GmbH, empresa com sede em Munique, Alemanha, fundada em 2003 e cujo centro de dados (data center) fica em Nuremberg.
Para migração dos dados hospedados na DigitalOcean e programação do webjornal foi selecionada a linguagem Linux, com implantação do Sistema Operacinal Community ENTerprise Operating System (CentoOs), Webmin com Virtualmin, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo WordPress (CMS) no Servidor Virtual Privado (VPS) contratado na Contabo, cuja unidade de processamento é composta por 10 núcleos de CPU, HD SSD com 1600 GB, 60 GB de memória RAM e transferência ilimitada de dados.
Além de manter a estrutura de programação e o banco de dados web na Contabo, o JGB utiliza os serviços de Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) [1] da Cloudflare [2], que promove a replicação do veículo de comunicação ao redor do mundo, utilizando a tecnologia de Proxy Reverso [3] para sites. Em síntese, trata-se de conjunto tecnológico complexo, cuja finalidade é prover, com segurança, acesso aos milhares de conteúdos publicados.
Engajamento humanitário
Destaca-se, nesta conclusão, que as mudanças tecnológicas e o engajamento do Jornal Grande Bahia objetivam a mesmo finalidade, qual seja, contribuir com o debate público sobre aspectos das dinâmicas sociais e ambientais que afetam o ser humano e o bioma do planeta, objetivando o aprimoramento civilizatório da humanidade, através do ativismo comunicacional, baseado na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt.
___________
[1] Velocidade de acesso
A velocidade do site é afetada por muitos fatores e um deles é a distribuição de conteúdo. Uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) é uma rede de servidores estrategicamente posicionados que facilitam uma entrega rápida de recursos da internet em todo o mundo.
O uso da Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) ajuda das seguintes formas:
- Distribuindo o seu conteúdo de data centers dedicados e de alta velocidade.
- Mais arquivos podem ser baixados simultaneamente pelo navegador.
- Os data centers distribuídos (por exemplo, em localizações geográficas diferentes) aumentam as velocidades de download e fornecem redundância.
- Ao distribuir a carga e economizar largura de banda, você reduz os custos existentes com hospedagem (ou os mantêm sob controle).
[2] CDN do CloudFlare
O CloudFlare é uma rede de fornecimento de conteúdo que age como um proxy entre o site e o visitante. Ele entrega conteúdo estático em cache a partir da localização mais próxima (o CloudFlare tem múltiplos servidores ao redor do mundo), tornando a velocidade de carregamento do website mais rápida.
O CloudFlare lida com todas as solicitações para um site e pode oferecer serviços mais úteis, se comparado com uma CDN tradicional:
- Mitigação de ataques DDoS;
- Dados analíticos de todas as solicitações feitas para um site;
- Certificado SSL e
- Portas de entrada de rede entre protocolos.
[3] Proxy Reverso
No proxy reverso a origem das requisições estão na Internet e buscam acessar um servidor dentro do ambiente web.
Confira imagens


