A Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no Sul da Bahia, completa 22 anos. Criada e mantida pela Veracel Celulose, a reserva representa um importante esforço para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica no Nordeste brasileiro.
A Estação Veracel é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. As iniciativas de conservação desenvolvidas na reserva resultaram na certificação da Veracel Celulose pelo selo Procedimento de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® (FSC® C017612), emitido no Brasil pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). Oficializada em maio de 2020, essa certificação é um reconhecimento inédito no setor de florestas plantadas e busca valorizar empresas que utilizam recursos naturais de forma sustentável.
De acordo com Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel, a Estação Veracel é uma referência em educação ambiental e constitui um espaço de diálogo com a sociedade. Ela destaca que a reserva reflete o compromisso da empresa com a conservação ambiental e a sustentabilidade.
A área da reserva abrange mais de 6 mil hectares e abriga diversas espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. A RPPN Estação Veracel está entre as dez regiões com maior diversidade de espécies de árvores por hectare no Brasil. A BirdLife International, organização ambiental sediada no Reino Unido, classifica a reserva como uma área de conservação essencial para aves, incluindo espécies como a harpia (Harpia harpyja), o crejoá (Cotinga maculata) e o pica-pau-de-coleira (Celeus torquatus).
Sobre a Veracel Celulose
Fundada em 1991 e com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre as empresas Suzano e Stora Enso, que compartilham o controle acionário, cada uma com 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a empresa atua nos setores florestal, industrial e logístico em 11 municípios da região. Com uma produção anual de aproximadamente 1,1 milhão de toneladas, gera mais de 3.190 empregos diretos e indiretos.
A Veracel Celulose desenvolve iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida regional, por meio do apoio a projetos culturais, sociais e econômicos. A empresa também incorpora a conservação ambiental como um dos pilares de sua política de sustentabilidade.


Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




