ALBA: Deputado Adolfo Madolfo Menezes propõe homenagem ao almirante Marcelo Francisco Campos

O deputado Adolfo Menezes (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALNA), o Projeto de Resolução nº 2.925/2020, com o objetivo de conceder o Título de Cidadão Baiano ao almirante de esquadra Marcelo Francisco Campos, diretor-geral de navegação da Marinha Brasileira. A honraria deverá ser entregue em sessão especial da Casa Legislativa, em data estabelecida pela Mesa Diretora.

De acordo com o parlamentar, o Almirante Campos é dono de um vasto currículo profissional. Nasceu em 12 de fevereiro de 1962, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é casado com Cristina de Proença Rosa Campos e tem três filhas: Eduarda, Beatriz e Paula. Aos 18 anos, ingressou como aspirante na Marinha do Brasil; Aprimorou-se em Comunicações, possuindo o título de mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval. Dentre os vários cursos realizados, na longa carreira de 40 anos, Menezes destaca o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra.

Na proposição, o legislador lembra que o almirante comandou importantes organizações militares, inclusive na Bahia: Navio-Varredor Anhatomirim, Estação Rádio da Marinha em Salvador, Comando da Flotilha do Amazonas, Diretoria de Assistência Social da Marinha, Escola Naval, Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha e Comando do 2º Distrito Naval.

“No desempenho de suas atividades, a atuação do Almirante Campos possibilitou realizações importantes para a nossa Bahia”, assinalou o deputado, que fez questão de enumerar algumas ações do homenageado. Dentre elas, a implementação da sinalização de bandeiras nos mastros dos iates clubes; o intercâmbio de recursos humanos e técnicos, da Marinha com o Senai-Cimatec; a instrução sobre Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, por meio do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador e a realização de Cerimonial à Bandeira, narrado no Farol da Barra e no Comando do 2º Distrito Naval, como atrativo turístico.

Além de participar da criação de um projeto de monitoramento por câmeras da Baía de Todos os Santos, visando à criação do Centro Integrado de Segurança Marítima Regional do Comando do 2º Distrito Naval, Menezes revela que o atual diretor de navegação da Marinha Brasileira “intensificou as ações educativas com relação à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição hídrica”.

Ele aponta ainda que ações do homenageado, como patrulhas e inspeções navais, “Operação Verão” e a “Campanha Legal no Mar”, tão importantes para um estado que possui naturalmente uma vocação marítima, foram fundamentais para a conscientização de diversos profissionais aquaviários, proprietários e tripulantes de embarcações e da população em geral.

“Nada mais justo do que conceder ao almirante de esquadra Marcelo Francisco Campos, o título honorífico de Cidadão Baiano, razão pela qual conclamamos a todos os nossos pares a fazer-lhe justiça, com distinção tão merecida”, encerrou Adolfo Menezes.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading