O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou nesta terça-feira (19/01/2021) sua viagem a Cuba em um encontro com o atual presidente Miguel Díaz-Canel e com o ex-presidente e 1º secretário do Partido Comunista de Cuba, Raúl Castro.
Durante a visita, Lula agradeceu a solidariedade do povo cubano e entregou um documento em que condena a inclusão da ilha na lista de países patrocinadores do terrorismo.
Na carta, o ex-presidente brasileiro aponta a medida como uma “manobra desprezível e oportunista” em um dos últimos atos de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos.
Leia a íntegra do documento
“Estimado presidente Miguel Díaz-Canel,
Foi com profunda indignação que recebi a notícia da inclusão de Cuba na lista dos países patrocinadores do terrorismo.
Donald Trump sai da História pela porta dos fundos e demonstra mais uma vez o homem vil que é, em uma manobra desprezível e oportunista, carregada da principal marca de sua administração: a mentira.
Manifesto minha solidariedade a Cuba, à Revolução e ao povo cubano. E reitero meu repúdio a mais essa sordidez, que tem por único objetivo a tentativa de asfixiar nossa Ilha, reforçando o bloqueio e as agressões a ela impostos há mais de seis décadas.
Mas Cuba está aí, íntegra, decente, exemplo para o mundo daquela que é maior de todas as virtudes, a solidariedade humana.
Quem deixa na História impressões digitas terroristas são eles, Trump e seus asseclas.
Escrevo, companheiro presidente Dias Canel, com a esperança de que esta e outras políticas persecutórias sejam revistas e que Cuba possa encontrar bons ventos para superar, como vem fazendo há sessenta anos, tempestades como a do Covid-19, uma tragédia que castiga o povo pelo mundo inteiro.
Um mês em território cubano só fez crescer minha profunda admiração pelo zelo com que Cuba tem enfrentado esta praga terrível da Covid, protegendo seus cidadãos e ajudando a salvar milhares de vidas com o envio de médicos mundo afora.
Quanto mais conhece Cuba mais o mundo está de mãos dadas a ela, condenando a covarde perseguição tirana do Império.
Receba em meu nome e no de milhões de brasileiros o fraterno abraço, na esperança de dias melhores. Do amigo de sempre,
Luiz Inácio Lula da Silva”
*Com informações do Partido dos Trabalhadores (PT).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




