Coluna de Antônio José Larangeira de 8 de junho de 2021

Ativista do cordel

Justíssima homenagem ao “Dia do Cordel”, foi feita ontem, nesta cidade, pela mídia, quando foi evidenciado o nome do poeta cordelista Franklin Maxado, por tudo que foi feito até aqui pela literatura popular. A Codecri, editora do jornal ‘alternativo’ “O Pasquim” lançou seu livro e o categorizou na história cultural do país injetando pelo Brasil afora. Maxado, repórter na Folha de São Paulo, frequentou a Feira de São Cristóvão e os lugares onde a cultura nordestina se impunha nos grotões urbanos da grande São Paulo. Andou o Brasil inteiro vendendo cordéis, os próprios e de outros. Propagou Cordel, em várias partes do mundo com pouso em Portugal e países lusófonos acredito ter a maior coleção de cordéis do Brasil. Mora em Feira de Santana, onde é fundador do Museu Casa do Sertão, da Uefs, fazendo música, escrevendo cordel, artigos e é imortal da Academia Feirense de Letras.

Imunização

Enquanto Feira de Santana aguarda a chegada de vacinas contra o covid para aplicar necessrias doses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com a imunização com a segunda dose das pessoas que estão no período recomendado. A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e, quase todos os grupos prioritários já foram vacinados na cidade, exceto um percentual referente aos profissionais da Educação. ‘ A cidade registrou, no último mês de maio, as maiores taxas de casos ativos da Covid-19, desde o início da pandemia, foram 5.371 pessoas contaminadas pela doença, representando curva crescente de 29,5% e 100 óbitos, indicando aumento de 25%. De acordo com o secretário da Saude Marcello Brito, a situação é um reflexo das aglomerações, graças aos registros de eventos mais populares. Nesse período que está chegando, vamos viver o mesmo problema, apesar das restrições de abertura, é impossível para os órgãos públicos fiscalizar toda a população e temos que apelar para a consciência que se não há, viveremos o que estamos vendo. É o São João, chegando.

Medicina

Realizando um excelente trabalho na medicina em Feira de Santana, Fabricio Dórea Fernandes, especialista em doenças do aparelho digestivo, com trabalhos em endoscopia e colonoscopia. Filho do especialista Antonio Fernandes, de saudosa memória.

Trabalhos

Tem realizado excelentes projetos de arquitetura em Feira de Santana, o consagrado Sydney Quintela, que tem aproveitado a moderna zona leste da cidade, mais precisamente a badalada área da Artemia Pires para realizar seus arrojados trabalhos.

Homenagem ao ‘Dia do Cordel’, foi feita nesta cidade, pela mídia, ao poeta cordelista Franklin Maxado.
Homenagem ao ‘Dia do Cordel’, foi feita nesta cidade, pela mídia, ao poeta cordelista Franklin Maxado.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading