O PSB formaliza nesta terça-feira (22/06/2021), em ato na sede partido em Brasília (DF), as filiações do deputado federal Marcelo Freixo (RJ) e do governador do Maranhão, Flávio Dino. Freixo deixou o PSOL e, Dino, o PCdoB. Os dois políticos defendem a formação de uma frente de esquerda em 2022 liderada por Luiz Inácio Lula da Silva.
Freixo é pré-candidato a governador do Rio de Janeiro. Dino deve ser candidato ao Senado pelo Maranhão, mas é sempre apontado como um possível vice de Lula.
“O objetivo da ida para o PSB é ajudar a construir uma ampla aliança com todos os setores políticos dispostos a enfrentar o bolsonarismo”, afirmou Freixo.
O governador do Maranhão, Flávio Dino, que deixou o PCdoB e ingressa no PSB, afirmou que a eleição de 2022 precisará juntar de um lado comunistas, socialistas, petistas, liberais, progressistas, católicos e evangélicos para que Bolsonaro seja derrotado.
— A eleição de 22 não será mais uma. Não será uma qualquer. Será uma batalha. Será um plebiscito entre os que querem a continuidade da democracia contra o extermínio de um projeto popular. Não podemos cometer erros e minimizar o mal. Derrotá-lo (Bolsonaro) não é tarefa de poucos, nem de muitos. É de todos. Temos que nos unir. A conjuntura não comporta posturas narcisistas nem celebração de nossas virtudes. A conjuntura exige que nos juntemos — disse Flávio Dino.
O presidente do partido, Carlos Siqueira, afirmou que para vencer Bolsonaro será necessária uma “frente amplíssima”. Ele anunciou Freixo como candidato a governador do Rio de Janeiro.
No ato, estavam presentes os governadores do partido Paulo Câmara, de Pernambuco, e Renato Casagrande, do Espírito Santo. Além de deputados, senadores e prefeitos da legenda.
A decisão oficial sobre a posição do PSB na disputa presidencial só será tomada formalmente em novembro, durante o congresso nacional da legenda.
*Com informações de Camila Turtelli, do Broadcast do Estadão.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




