Feira de Santana: Museu Casa do Sertão celebra 43 anos de fundação com exposição do multiartista Bel da Bonita

O Museu Casa do Sertão, entidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), convida o público a prestigiar, no espaço virtual, a mais recente produção audiovisual, e celebrar os 43 anos da Instituição, fundada em 30 de junho de 1978. Para a ocasião, é apresentado o singular processo curatorial do multiartista Bel da Bonita, que conduz a um passeio pelos espaços do Museu, revelando parte do seu acervo, mostrando histórias, visões e ritmos, num vigoroso panorama reflexivo sobre a produção artística local, intercâmbios e discussões envolvendo a valorização das diferentes expressões patrimoniais trazidas com suas obras artísticas.

Com produção idealizada pelo servidor do Museu Kaony Marques Moreira, o vídeo vai ao ar neste 30 de junho.

Natural de Mundo Novo, Bahia, Bel da Bonita é músico percussionista, idealizador do Grupo Africania e artista plástico autodidata. Dono de uma expressividade compositiva ímpar, utiliza lápis de cor e papel numa técnica de saturação projetando vida a cenários bucólicos, recentemente reunidos na exposição on-line ‘Memórias em Lápis de Cor: casinhas do Sertão’, apresentando parte da sua história e lembranças.

Museu Casa do Sertão em ação há 43 anos

Em 30 de junho de 1978, com o propósito de realizar ações estratégicas de promoção, investigação e conservação do patrimônio cultural sertanejo, foi inaugurado o Museu Casa do Sertão no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Desde sua gênese, o Museu foi compreendido como recurso de elevado potencial e estímulo a debates e experiências diferenciadas, proporcionadas pelo contato da população com coleções relacionadas aos artefatos de usos e costumes, de criações artísticas populares e de itens documentais e bibliográficos que perpassam a memória e estética sertaneja.

Ao longo desses 43 anos, exposições permanentes, temporárias e itinerantes, associadas às ações culturais e educativas como contações de histórias, oficinas, vivências artísticas e apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, moldaram os expedientes da Instituição e sua relevância, como instrumento democrático de inclusão sociocultural e educativa.

Com o atual cenário pandêmico e a eminente necessidade do distanciamento físico, o Museu Casa do Sertão projeta novos desafios para dar continuidade ao cumprimento de sua missão, ou seja, fruir e estimular a apropriação de memórias e dos bens culturais, através da produção de conteúdo on-line. Visando cumprir tal prerrogativa que de maneira participativa e em consonância às perspectivas trazidas na atualidade, o Museu Casa do Sertão tem produzido criações artísticos, disponibilidades ao público através da internet.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading