O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o Brasil terá eleição em 2022, mesmo após declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o pleito poderia não acontecer no próximo ano.
A declaração foi dada à CNN Brasil. “As eleições serão realizadas”, garantiu Mourão, mesmo que não haja uma mudança no sistema de votação. A fala aconteceu dois dias depois após Bolsonaro acusar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fraude, na última sexta-feira (09/07/2021).
Na ocasião, Bolsonaro disse que o Brasil corre “o risco de não termos eleições no ano que vem”. A fala faz parte de uma série de pressões do presidente para a volta do voto impresso, tema que está em pauta no Congresso Nacional.
Mourão ainda falou sobre o sistema “semipresidencialista”, um formato de governo que está sendo estudado no país. A ideia foi ventilada pelo presidente da Câmara dos Deputados e aliado do presidente, Arthur Lira (PP-AL). “Ainda não me debrucei sobre o assunto. Portanto, não tenho opinião formada”, declarou o vice.
O tema do semipresidencialismo, sistema no qual há um presidente e um primeiro-ministro, foi citado por Lira em uma entrevista também à CNN. “Nesse regime, se for o caso, é muito menos danoso que caia um primeiro-ministro do que um presidente. Quando um presidente cai, assume um vice-presidente que pode não estar alinhado com as propostas do eleito”, explicou o presidente da Câmara.
*Com informações do Yahoo Notícias e CNN Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




