Sérgio Moro – um potencial rastilho de pólvora | Por Joaci Góes

Ao casal amigo Nilde e Eugenio Tadeu Neves!

A crescente polarização entre Lula e Bolsonaro, para disputar o segundo turno das eleições presidenciais do próximo ano, tem contribuído para tornar majoritário o desejo nacional pela emergência de um candidato que encarne a terceira via, como meio de pôr fim ao odiento antagonismo que vem comprometendo a boa convivência política entre familiares e amigos, com repercussões negativas sobre o avanço do País.

Autor do feito histórico de vencer um processo eleitoral contra as expectativas gerais, em condições adversas sem precedentes no tempo e no espaço, o Presidente Bolsonaro reitera demonstrações da invencibilidade de uma incontinência emocional que vem dilapidando, sistematicamente, o enorme patrimônio de popularidade que acumulou nos dois primeiros anos de governo, a partir de quando iniciou um processo de declínio, em razão de sua personalidade avessa ao assessoramento da sensatez. Sua compulsão verbal, a serviço de um protagonismo excessivo, no estilo de atirar primeiro e depois perguntar, reduz, a golpes de ‘tramontina’, as esperanças dos que o elegeram para acabar com a impunidade dos assaltantes do Erário, em escala desconhecida na geografia e na história.

Pelo andar da carruagem, pensamos que resultará infrutífero o esforço-desejo de muitos para que se chegue a um nome capaz de carrear o apoio necessário para alcançar o triunfo que nos liberte do maniqueísmo ora dominante. Os sucessivos pedidos de impeachment de Bolsonaro têm o propósito de desagastar sua imagem, nunca o de apeá-lo do poder. Por isso, ao tempo em que requerem o impedimento constitucional, seus autores, nos bastidores, trabalham por seu arquivamento, tudo com o propósito de satisfazer a patuleia ignara inapta para perceber o faz-de-conta da manobra. O mesmo acontece com a CPI da COVID, que se finda sob o descrédito geral, sem o encontro do menor indício de envolvimento presidencial.

Os nomes em disputa desse terceiro caminho pacificador estão de acordo com o afunilamento para ungir um candidato único, desde que o desfecho final seja o seu próprio nome. Como solução equidistante das paixões, Michel Temer seria um nome consensual, em face do excelente governo que realizou, com fecundas medidas, em ambiente de paz por todos almejada.

Fora dessa alternativa, a notória e crescente fragilidade dos partidos políticos brasileiros, cada vez menos representativos de aspirações da sociedade tupiniquim, de que a eleição de Bolsonaro constituiu gritante demonstração, pode resultar na fixação do nome de Sérgio Moro, o mais admirado juiz brasileiro de todos os tempos, como o candidato capaz de restaurar a fé nacional na retomada do curso de seu avanço, com a punição dos ladrões. A fusão do DEM com o PSL, resultando em um partido forte, com 81 deputados federais, sete senadores e três governadores, será muito importante para ter acesso ao fundo partidário e dominar a pauta do Congresso Nacional, mas insuficiente para vencer eleições majoritárias nacionais, porque a vinculação do voto popular, no Brasil, a siglas partidárias é a menor de nossa história.

Se não for alcançado o consenso sobre o nome a encarnar a terceira via, penso que Sérgio Moro seja um rastilho de pólvora, um candidato em condições de empolgar o entusiasmo popular pelo que de notável já nos legou, em dignidade e desassombro, razões que o elevam ao patamar da admiração planetária.

*Joaci Fonseca de Góes, advogado, jornalista, empresário e ex-deputado federal constituinte.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading