A criptomoeda ‘Squid Game’ inspirada na série de sucesso Round 6, da Netflix, deixou investidores no prejuízo após derreter de preço e ir a zero em questão de segundos na segunda (01/11/2021).
O ativo havia disparado 75.000% após ganhar adeptos com a promessa de virar um projeto “play-to-earn” (jogar para ganhar) nos moldes de Axie Infinity (AXS), em que o participante obtém uma renda por jogar.
No entanto, poucos dias após o lançamento, o preço desabou, evaporando cerca de US$ 3,3 milhões em investimentos. O site oficial e as redes sociais saíram do ar e os envolvidos no projeto, todos anônimos, admitiram ter deixado a cripto de lado.
O episódio tem as características de um golpe conhecido no mundo cripto como rug pull (puxada de tapete), em que os criadores de determinada moeda estimulam outras pessoas a comprarem enquanto mantêm uma alta quantidade de unidades sob seu controle. Quando o preço atinge certo patamar, eles vendem tudo para embolsar os lucros, desvalorizando por completo os ativos vendidos.
O golpe
O Squid foi anunciado como um token que poderia ser usado para um novo jogo online inspirado na série Netflix – que conta a história de um grupo de pessoas forçadas a jogar jogos infantis mortais por dinheiro. O jogo deveria ir ao ar neste mês.
No entanto, especialistas em criptomoeda alertaram sobre vários sinais reveladores de que era provável que fosse uma fraude.
O mais revelador era que as pessoas que compravam tokens do Squid não conseguiam vendê-los.
Os críticos também destacaram que seu site continha muitos erros ortográficos e gramaticais. O site não está mais online e as contas de mídia social que promovem os tokens também desapareceram.
“É um dos muitos esquemas pelos quais investidores de varejo ingênuos são atraídos e explorados por malévolos promotores de criptografia”, disse o economista da Universidade Cornell, Eswar Prasad.
O professor Prasad disse que os compradores precisam estar atentos ao comprar criptomoedas, pois quase não há supervisão regulatória.
“Na verdade, esquemas abertos de bombeamento e despejo estão desenfreados no mundo criptográfico, com os investidores muitas vezes entrando com os olhos bem abertos, talvez esperando poder aproveitar a onda e se desfazer de seus investimentos para obter um lucro rápido antes que os preços caiam”, disse ele.
O Squid estava disponível para venda em trocas de criptografia descentralizadas, incluindo PancakeSwap e DODO, que permite que os compradores se conectem diretamente aos vendedores, sem uma autoridade central.
“Hoje em dia, novas moedas podem ser listadas em bolsas descentralizadas no primeiro dia em que são criadas, sem qualquer regulamentação ou devida diligência”, disse Jinnan Ouyang, da empresa de criptografia Openmining, com sede em Cingapura.
“Então você pode comprar moedas de qualquer pessoa com qualquer agenda.”.
*Com informações da BBC News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




