O Exército Brasileiro prestou homenagem póstuma ao subtenente André Luiz Marques Cunha (1962-2009) ao nomear Praça Subtenente Marques a área central da Vila Militar dos Sargentos do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana (35º BI).
A iniciativa da homenagem foi apresentada pelo 1º sargento Anderson Souza Santana ao coronel de infantaria André Luis Nascimento Cajazeira, comandante do 35º BI. Ele prontamente aceitou a proposição e destacou o fato de ter sido recebido na década de 1980 pelo subtenente Marques. “Militar exemplar”, afirmou.
Durante a solenidade de descerramento da placa que nomeia a Praça Subtenente Marques, o comandante Cajazeira relatou a forma firme, gentil e os bons conselhos que lhe dava aos que ingressaram nas fileiras militares. “Tive o privilégio do convívio, cuja atuação foi marcada como invejável espelho e farol de valores”, disse.
Presenças
A solenidade contou com a presença dos moradores da vila militar, amigos e familiares do Subtenente Marques, dentre eles estavam a genitora Airam Marques de Jesus Leal, a viúva Maria do Carmo Silva Marques, os filhos André Luiz Marques Cunha Junior, juiz do Tribunal Regional do Trabalho do Amazonas e Daniel Marques Cunha, capitão do Exército; e a filha Alana Carolina Silva Marques, 1ª tenente do Exército, além das irmãs do homenageado Helenilda Marques Cunha e Ewany Marques Nascimento.
Participaram, também, as noras Ester Santana Santos Marques e Xênia Pereira Marques, e os netos Miguel Luiz Marques Cunha, Theo Luiz Pereira Marques e Silas Pereira Marques Cunha, dentre outras presenças.
Síntese biográfica
André Luiz Marques Cunha (Subtenente Marques) nasceu em 12 de maio de 1962, na cidade de Gandu, Bahia.
Em 19 de fevereiro de 1981, ele se incorporou às fileiras do Exército Brasileiro no 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, através da Companhia de Apoio. No mesmo ano, iniciou o curso de formação cabo, galgando o primeiro lugar na QM de Infantaria.
No ano de 1982, foi promovido a cabo e indicado para o Centro de Formação de Sargentos (CFST) do 28º BC, onde, mais uma vez alcançou a primeira colocação, sendo promovido a 3º Sargento Temporário no ano de 1983.
Militar abnegado ingressou na Escola de Sargento das Armas. Após êxito em concurso de nível Nacional, foi destaque como 02 (zero dois) no Curso de Formação, mesma colocação no Curso de Aperfeiçoamento (CAS).
O subtenente Marques serviu no 35º Batalhão de Infantaria de 1981 à 1986, de 1987 à 1990, e de 1994 à 2007.
Na placa que nomeia a praça da Vila dos Militares a frase — “Combateu um bom combate, acabou a carreira, guardou a fé” — sintetiza a trajetória de vida do destacado membro do Exército Brasileiro”.


Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




