Nas últimas semanas, o empresário John Textor desembarcou no Rio de Janeiro para discutir, pessoalmente, os últimos detalhes da negociação da compra do clube Botafogo (RJ).
Há algum tempo, portais de notícias e blogs envolvendo os melhores sites de apostas já traziam novidades sobre a venda – gerando bastante expectativa pelo fato de a negociação envolver cerca de 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) criada por tal clube brasileiro.
Por meio de videoconferências, ambas as partes estavam tentando firmar um valor viável. Agora, depois que o investidor americano aceitou a contraproposta do clube, chegou o momento de firmar a parceria em território nacional.
A venda do clube carioca foi cotada em milhões de dólares
O acordo estabelecido a partir da Eagle Holdings, tendo como investidor principal o empresário John Textor, envolvia a proposta de venda de ativos da recém divulgada SAF por R$ 350 milhões. No entanto, após uma série de contrapropostas e discussões, a negociação foi concretizada por R$ 410 milhões, o valor solicitado pelo Botafogo. Antes mesmo da confirmação do investimento, um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) já havia sido aberto para a Sociedade Anônima, antecipando o processo de venda.
John Textor é um investidor e tanto
O histórico do empresário americano demonstra que novidades de peso devem surgir para a trajetória do clube carioca. Anteriormente, o empresário era ligado ao nicho de mídia e entretenimento (abrangendo streamings) e, hoje, a maioria das suas atividades englobam investimentos em clubes de futebol estrangeiros.
No ano de 2016, ele foi mencionado pela Forbes como “guru da RV de Hollywood”, por seu destaque envolvendo ambientes de realidade virtual. Textor já é responsável por administrar outro time internacional, o Crystal Palace (Inglaterra), que disputa a Premier League, além de seguir em negociações com times belgas. Buscando, assim, outras oportunidades de investimentos.
Trâmites são necessários para formalizar o negócio
As propostas e contrapropostas coordenadas pelo Botafogo e a contraparte americana já foram firmadas. Agora, resta esperar pelos trâmites legais e jurídicos para formalizar a tão esperada parceria.
A partir do fechamento deste negócio, o fundo liderado por John Textor será dono de 90% de ações do SAF, a estrutura societária a ser constituída pelo Botafogo. Durcesio Mello, o presidente que já está há mais de um ano no comando do clube, diz estar bastante entusiasmado com o fechamento de tais negociações. Assim como o CEO do Botafogo, Jorge Braga.
Com o fechamento da proposta, a torcida é de retomada do protagonismo do Botafogo
Em nota, Durcesio Mello comenta que a entrada deste investimento de grande porte é como um marco histórico para o clube. A esperança é que o parceiro de negócios promova condições frutíferas para que o Botafogo volte a ser protagonista dentro do cenário futebolístico brasileiro. E, quem sabe, alavanque e faça sucesso no mundo todo.
Embora a opinião não seja unânime, grande parte dos torcedores comemorou o novo investimento e espera que esta seja a oportunidade tão esperada para driblar e ultrapassar todas as dificuldades enfrentadas nos últimos tempos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




