“A cidade de Gomel foi sugerida neste domingo (27/02/2022) pelo próprio lado ucraniano como um local para negociações pelo fim da guerra com a Rússia. Como dissemos, a delegação russa está pronta para essas negociações”, disse Dmitry Peskov, porta-voz do Governo Putin.
A Rússia não suspenderá a operação militar na Ucrânia durante as negociações com o lado ucraniano, disse Peskov.
“De nossa parte, alertamos o lado ucraniano que desta vez as ações sugeridas pela operação militar não serão suspensas – como foi feito ontem”, disse ele.
Peskov informou no sábado (26/02) que na sexta-feira à tarde, devido às conversas com Kiev, o presidente russo, Vladimir Putin, deu uma ordem para interromper o movimento das principais forças militares russas na Ucrânia, embora o outro lado tenha abandonado o diálogo em 26 de fevereiro à tarde. o movimento foi retomado de acordo com a operação planejada.
Mais cedo no domingo, o porta-voz do Kremlin disse que a delegação russa havia chegado à Bielorrússia para conversas com o lado ucraniano, conforme acordado. A delegação é composta por representantes do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Ministério da Defesa e outros departamentos russos, incluindo a administração do presidente, chefiada pelo assessor presidencial russo Vladimir Medinsky.
A Rússia lançou sua operação militar especial visando a desmilitarização e desnazificação da Ucrânia em 24 de fevereiro. Na sexta-feira, o movimento de tropas foi suspenso em meio à expectativa de possíveis negociações com Kiev, mas foi retomado no sábado quando a Ucrânia se recusou a participar.
Mais cedo, o gabinete do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, disse que poderia discutir o status neutro da Ucrânia, bem como o pacote de garantias para sua segurança.
O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, anunciou em 26 de fevereiro que Minsk estava pronta para fornecer um local para a realização das negociações. Na noite de sábado, Zelensky disse que a proposta de organizar conversas foi apresentada pelos presidentes da Turquia e do Azerbaijão, Recep Tayyip Erdogan e Ilham Aliyev.
*Com informações da Agência TASS.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




