Governo Colbert Martins garante apoio do plantio da mandioca para agricultores de Feira de Santana

A agilidade, a força dos braços e a faca amolada dão ritmo à raspagem da mandioca, colhida das plantações na comunidade de Santa Quitéria, no povoado da Mantiba em Feira de Santana. O trabalho é feito por um grupo de mulheres e homens que sentados à sombra da árvore trocam palavras e cantam na esperança que as horas passem mais depressa.

Enquanto o grupo agiliza a limpeza das raízes, na casa de farinha a lavradora Maria de Lourdes Fonseca, 40 anos, é quem dá conta de ralar. Trabalho que leva praticamente uma manhã. Já no dia seguinte, uma parte da mandioca moída será prensada e levada ao forno para o preparo da farinha. Outra é lavada para extrair a goma usada na produção de beiju e outra quantidade é colocada de molho para fazer a puba.

Os produtos finais são vendidos na própria comunidade e também pelas redes sociais. “Em 2020, no início da pandemia, criamos nossa página no Instagram para viabilizar as vendas. Graças a Deus tem dado certo”, afirma a lavradora. Na página eletrônica “Derivados da Roça” é possível tirar dúvidas e fazer encomendas, desde frutas, hortaliças, beijus e farinha.

Embora o trabalho conte com apoio de familiares e vizinhos, o que é vendido desta produção da mandioca fica com Maria de Lourdes. “Aqui é um ajudando o outro”, conta.  Mas, não é só ela que sai lucrando na roça. Todos da comunidade se dedicam à terra e o que é produzido comercializam.

Incentivo

A Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (SEAGRI), tem dado suporte à agricultura familiar visando impulsionar a atividade rural. São tratores que têm gerado economia no preparo da terra para o plantio.

“O Governo Municipal discute a possibilidade de oferecer oficinas sobre compostagem, além da abertura de licitação para análise da qualidade da água e do solo”, afirma o técnico da Seagri, Antônio Jondineli.

Irmã de Maria de Lourdes, Francisca Fonseca, 43, também está na roça desde a infância. Ela é uma das que põe a mão na massa para ajudar na produção da farinha e encontra na terra o seu sustento.  “Aqui a gente se envolve do plantio ao beneficiamento”, pontua.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.





Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading