Nesta segunda-feira (31/02/2022), um quinto voo, carregando 84 toneladas de ajuda militar dos Estados Unidos, chegou a Kiev, disse o ministro da Defesa ucraniano, Aleksei Reznikov.
O carregamento faz parte do quarto lote de ajuda militar dos EUA entregue Kiev a partir do último dia 28 de janeiro. A chegada da aeronave foi comemorada pelo ministro da Defesa ucraniano nas redes sociais, que se referiu aos norte-americanos como “amigos”.
Ainda nesta segunda-feira (31), o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, afirmou que Washington entregará remessas adicionais como parte do pacote de segurança de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) à Ucrânia.
O funcionário do governo norte-americano afirmou durante coletiva de imprensa que mais remessas virão nos próximos dias. O pacote foi aprovado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, ainda em dezembro do ano passado visando dar assistência à Ucrânia. Entre os armamentos estão mísseis antitanque, de modelo Javelin.
O aumento da assistência militar norte-americana a Kiev ocorre em meio à tensão na Ucrânia e às alegações dos EUA e seus aliados europeus de que a Rússia planeja invadir o país vizinho.
Moscou tem negado tais acusações e afirma não ter planos de atacar nenhum país. Além disso, a Rússia alertou que as ações da OTAN perto de suas fronteiras representam uma ameaça à segurança nacional e que se reserva ao direito de movimentar tropas dentro de seu próprio território.
*Com informações da Sputnik Brasil.









