Caminho de Compostela 5 | Por Joaci Góes 

Para Gabriela, Duda, Dan e Joaci Filho!

Antes dos demais povos, a Espanha compreendeu que o meio mais eficaz de tornar uma cidade, uma região ou um país atraentes aos visitantes é fazê-los agradáveis aos que neles habitam. O resultado é a liderança que o País vem exercendo na recepção de turistas per capita, entre as nações mais populosas, tendência que não para de crescer. Basta mencionar que em 2019 a Espanha, com uma população de 48 milhões de pessoas, recebeu 84 milhões de estrangeiros. Como elemento de comparação, no mesmo ano, o Brasil, com uma população de 216 milhões, recebeu, apenas, seis milhões de turistas do exterior. Sem falar na liderança que, entre outros povos, a Espanha exerce no turismo interno. Relativamente ao tamanho de sua população, a Espanha tem o maior turismo interno, aquecendo a economia, promovendo pequenos negócios que asseguram boa renda familiar, e reduzindo a exportação de divisas. De quebra, o vibrante e crescente turismo interno espanhol opera como notável fator de integração nacional, abortando ou diminuindo as tensões independentistas de algumas de suas regiões que clamam pela preservação de sua identidade histórica, como são os casos da Galícia, da Catalunha e do País Basco. No plano da diplomacia interna, a Espanha também serve de exemplo para o mundo. Basta comparar seus avanços integracionistas pacíficos com a truculência da Rússia de Putin, relativamente à Ucrânia, que tanto vem inquietando a paz mundial.

O longo e histórico percurso do Caminho Francês, para a Catedral de Santiago de Compostela, já, por nós, concluído, no momento em que esta crônica circula, enseja a compreensão de como a Espanha realizou a épica façanha de vencer tantas dificuldades internas, das mais distintas naturezas, sobretudo de ordem política, e converter-se numa sociedade organizada, modelar do tipo de avanço que convém ao bem estar dos povos e à higidez preservacionista dos recursos naturais do Planeta.

Duas características fundamentais impressionam o observador atento, comparando o que vê com o que sucede no Brasil, em geral, e na Bahia, em particular. Recorde-se que com um território que corresponde a 90% do baiano, a Espanha, com 48 milhões de habitantes, tem uma população ligeiramente superior a três vezes à de nosso Estado. Em cada uma das centenas de aldeias que atravessamos, com perfil predominantemente medieval, não tomamos conhecimento da existência de um analfabeto sequer, nem da ausência de saneamento básico de qualidade no mais modesto dos logradouros, alguns com, apenas, duas ou três residências, a exemplo do que sucede com todos os povos desenvolvidos, provando o caráter fundamental desses dois fatores infraestruturais, relativamente aos quais o Brasil continua de costas, com a omissiva cumplicidade de nossas elites que não se escandalizam com o fato de a 10ª economia mundial ter a 90ª educação do Mundo e de 54% de nossa população não ter acesso a saneamento básico, percentual que na Bahia sobe a 60%, correspondendo ao maior número de pessoas no País, em números absolutos, à margem do acesso a tão grande benefício.

Na missa gratulatória oferecida aos peregrinos, no interior da magnífica catedral, erguida em homenagem ao Apóstolo Santiago, peço aos Deuses do Universo que iluminem o povo brasileiro para a elementar compreensão de que são apenas dois os nossos problemas fundamentais: educação e saneamento básico.  Sem precisar mencionar que pessoas decentes não podem votar em ladrões.

*Joaci Fonseca de Góes, advogado, jornalista, empresário, ex-deputado federal constituinte e presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia (IGHB).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading