Durante a semana de mobilização indígena, na Bahia, iniciada na terça-feira (26/04/2022), o líder governista e deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) recebeu lideranças da etnia Pataxó hã hã hãe, de Itaju do Colônia e Pau Brasil, que representam parte das aldeias Bahetá e Caramuru, respectivamente. Na pauta, demandas de Educação, referentes à gestão escolar, e ações inclusivas. Para um maior envolvimento das comunidades, o parlamentar sugere uma visita ao colégio e a participação de representantes da pasta e demais caciques.
Acampados na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), os indígenas cumprem agenda, durante toda a semana com os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Dentre as reivindicações, a demarcação das terras indígenas, o melhor acesso às políticas públicas, a discriminação das lideranças indígenas, valorização do protagonismo indígena, além da invisibilidade do protagonismo da mulher e dos jovens indígenas. Participam do movimento centenas de pessoas, de trinta povos, espalhados por 70 territórios indígenas do estado.
Brasil
Nacionalmente, a defesa é pela demarcação de territórios e contra a chamada “agenda anti-indígena”, composta pelo julgamento do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF) e por projetos de lei que autorizam a exploração de terras, o licenciamento ambiental e o uso de agrotóxicos.
SJDHDS emite nota
A Secretária Estadual Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) encaminhou nota ao Jornal Grande Bahia (JGB) na terça-feira (26/04) na qual explica o diálogo estabelecido com representantes indígenas, durante protestos em Salvador. Confira o seguinte teor:
— O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, se reuniu no início da tarde desta terça-feira (26) com um grupo de lideranças indígenas que está em Salvador para participar do 4° Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia.
— Desde a semana passada, uma série de reuniões já estava programada pelo Governo do Estado com diversas secretarias e órgãos estaduais. Na manhã de hoje, um grupo tentou invadir a sede da Governadoria, ainda durante o ato de abertura do 4º Acampamento, que acontecia na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia, com a participação de diversos secretários estaduais.
— Após o encontro com o secretário da SJDHDS, na sede da secretaria, o grupo decidiu pelo fim da ocupação em frente ao prédio da Governadoria. O grupo de indígenas deixou o espaço em frente à sede do governo por volta das 15 horas.
— “O nosso objetivo e o de todas as lideranças é que o acampamento seja um sucesso, sem episódio que marquem negativamente a relação de respeito e confiança que o Governo da Bahia tem com as comunidades indígenas do estado. O diálogo sempre existiu e continuará aberto para as lideranças indígenas”, afirmou o secretário Carlos Martins.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




