Chocolates da economia solidária são destaque em premiação internacional

Equipamento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), o Cesol Litoral Sul tem o objetivo de apoiar, assessorar e fomentar atividades coletivas com base na economia solidária. Foi com esse apoio que as marcas Ju Arléo Chocolates e Benevides Chocolates foram destaque na premiação da Academy of Chocolate, em Londres.

Ju Arléo Chocolates ganhou medalha de prata pelo chocolate 70% com mel de abelha uruçu; o destaque foi na categoria “Tree To Bar Flavoured”. Já a Benevides Chocolates, que produz chocolates artesanais do grão à barra (bean to bar) foi premiada com os chocolates Dark 70% Cocoa (70% cacau Intenso) e Milk Chocolate Cappuccino 60% Cocoa (Chocolate 60% cacau ao leite Cappuccino), nas categorias “Dark Bean to Bar” e “Milk Bean to bar Flavoured”.

Para o coordenador geral no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, a premiação é a certeza de que a economia solidária da Bahia está no caminho certo. “Fazemos um trabalho intenso de acompanhamento e aprimoramento de grupos socioprodutivos como associações, cooperativas e pessoas que produzem em coletivo e sempre colhemos resultados importantes como este da premiação da Academy of Chocolate. Isso só mostra que estamos trilhando o caminho ideal com inovação e acompanhando as tendencias do mercado de chocolates no mundo, mas respeitando as particularidades da economia solidária que atua na perspectiva do da autogestão e do comércio justo aliados à sustentabilidade e geração de renda”, conclui.

A assistência socioprodutiva do Cesol vai desde o Estudo de Viabilidade Econômica (EVE) até formações de boas práticas alimentares e o desenvolvimento de rótulos dos produtos com foco no aprimoramento da produção e agregação de valor aos produtos feitos por associações, cooperativas e empreendimentos que atuam em coletivo no território. O apoio na comercialização também é fundamental já que o Cesol está presente nos Shoppings Jequitibá, em Itabuna, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na capital baiana, além de participar com frequência de feiras e festivais levando produtos da economia solidária para outras regiões.

Academy of Chocolate

Criada em 2005 por cinco dos principais profissionais de chocolate da Grã-Bretanha, a Academy of Chocolate é uma entidade que atua na promoção do chocolate de verdade contribuindo com a conscientização e compreensão do papel que o chocolate desempenha na sociedade e no bem-estar. A Academia incentiva a produção sustentável e ética e oferece oportunidades educacionais.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading