Unesco divulga análise sobre negação e distorção do Holocausto em redes sociais

Um novo relatório aponta que a negação do Holocausto e a distorção de fatos sobre o genocídio continuam sendo uma “causa de preocupação significativa”, em plataformas digitais.

Quase 4 mil publicações relacionadas ao tema foram recolhidas entre junho e julho do ano passado nas plataformas Facebook, Twitter, TikTok, Instagram e Telegram.

Acontecimento

A investigação História sob ataque: negação e distorção do Holocausto nas redes sociais constataram que quase metade do conteúdo sobre a questão no Telegram rejeita ou distorce a história do genocídio.

O mesmo ocorreu com cerca de 10% das postagens que abordam o tema no Facebook e 15% no Twitter.

O secretário-geral António Guterres diz que muito tem de ser feito para fortalecer a resiliência global à desinformação. Para ele, compreender a história do Holocausto é crucial para salvaguardar o futuro da humanidade.

Guterres alerta que se não for possível enfrentar as informações falsas e a desumanidade, a humanidade estará mal preparada para evitá-las no futuro.

Contextos

O documento ressalta que a negação e distorção do Holocausto como parte do discurso antissemita muda de forma em novos contextos e está enredada com outros tipos de danos online, alimentando o racismo, a misoginia, a xenofobia e a homofobia.

O relatório conclui ainda que a redução desse tipo de conteúdo depende, em grande parte, da disposição das plataformas de mídia social em tomar medidas efetivas para resolver a questão.

Línguas e parceria com Departamento de Comunicação Global da ONU

A parceria envolvendo o Departamento de Comunicação Global da ONU e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, teve a participação do Congresso Judaico Mundial.

A base foi a coleta de dados sobre a extensão e a natureza da negação e distorção do Holocausto em publicações feitas em plataformas contemporâneas.

Participaram da análise com conteúdo em inglês, francês, alemão e espanhol especialistas da Universidade de Oxford para “fornecer uma revisão abrangente que aborde vários países e contextos.”

Guterres ressalta que o relatório é um alerta urgente que deve levar à ação.

O chefe da ONU ressalta ainda que é preciso buscar a verdade, a memória e a educação, e “juntos construir um mundo de paz, dignidade e justiça para todos”.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading