Eleições 2022: Alckmin diz que gestão Lula estabelecerá nova relação com Santas Casas

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu nesta quinta-feira (25/08/2022), em Brasília (DF), que o governo federal estabeleça uma nova relação com as Santas Casas. Para Alckmin, o Ministério da Saúde tem que ter uma secretaria nacional só para os hospitais filantrópicos.

Alckmin reconheceu o momento fiscal difícil enfrentado pelo país, mas defendeu a necessidade de elevar os recursos para o SUS. Hoje, segundo ele, 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) são destinados à saúde pública.

 “Temos que buscar a solução para a questão do financiamento. Há uma crise fiscal grave e que vai se agravar ano que vem. Mas governar é escolher. Temos que escolher a vida das pessoas, escolher o SUS, os que mais precisam”, disse ele, durante o 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Um dos temas abordados no Congresso foi o financiamento da saúde pública adotado no Brasil, apontado por especialistas como um dos grandes problemas enfrentados pelas santas casas e hospitais filantrópicos.

Em seu discurso, Alckmin, que também é médico, citou o programa ‘Santas Casas Sustentáveis’, implementado por ele em 2015 no estado de São Paulo e que é considerado até hoje modelo de gestão na saúde pública.

Na época, o programa classificou os hospitais paulistas em três categorias para repassar subsídios. São eles: estruturantes e complexos, que recebem um valor complementar de 70% ao pago pelo SUS; hospitais estratégicos, de médio porte, que recebem 40%; e hospitais de apoio, de pequeno porte, com repasse de mais 10%.

“Esse modelo é do estado, não do governo federal. Claro que nem todos os estados têm condição de complementar a tabela. Mas é um modelo interessante”, comentou.

Urnas

Após o evento, o ex-governador criticou os ataques que Jair Bolsonaro (PL) faz ao sistema eleitoral brasileiro. “O fato é que nós retrocedemos na questão democrática. É inaceitável você em pleno século XXI estar discutindo urna eletrônica, democracia. Inacreditável. Uma gente errada, ultrapassada”, disse.

Ao sair de Brasília, Alckmin seguiu para o Rio de Janeiro, onde vai acompanhar a entrevista de Lula ao Jornal Nacional, da TV Globo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading