Levantamento realizado presencialmente pelo Instituto MDA, contratado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgado nesta terça-feira (30/08/2022), aponta polarização entre esquerda e direita, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolidado na liderança da escolha para presidente da República, com 42,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos. Em segundo lugar aparece o presidente Jair Bolsonaro (Pl), com 34,1%. O terceiro lugar está com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,3% das intenções de voto.
Dentre os dados do relatório da 153ª Pesquisa CNT/MDA, o resultado ao questionamento sobre os meios onde os eleitores acompanham informações e notícias sobre das eleições para presidente de 2022 surpreendeu, com a liderança da internet. Confira dados:
Canais onde os eleitores acompanham informações
- Internet, com 52,5%;
- Televisão, com 39,7%;
- Rádio, com 3,1%;
- Jornal impresso, com 1,0%
Melhora não substantiva da performance do Governo Bolsonaro
Os resultados da 153ª Pesquisa CNT de Opinião mostram nova melhora na avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro, com o aumento de 7 pontos percentuais quando comparado ao início do ano. Na aprovação pessoal, também se observa elevação de 7 pontos percentuais desde fevereiro. Contudo, ambas avaliações ainda permanecem com predominância negativa.
Destaca-se o grande salto das expectativas de melhora em relação a emprego, saúde, educação, segurança e renda mensal para os próximos 6 meses_ com os 4 primeiros indicadores com crescimento superior a 10 pontos percentuais cada em relação ao último levantamento, de maio de 2022. Trata-se dos maiores valores dos últimos 3 anos.
Liderança de Lula
Em relação à eleição para presidente da República no 1º turno, o ex presidente Lula está 8 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro_ redução de um ponto em relação a maio. Para um eventual 2º turno, Lula apresenta-se 11 pontos à frente, embora com três a menos do que em maio. Os demais candidatos não apresentaram sinais de crescimento.
Lula lidera entre os de renda de até 2 salários mínimos, com escolaridade até a 9ª série, católicos e na região Nordeste. Já Bolsonaro é o escolhido pelos de renda acima de 2 salários mínimos, com escolaridade média ou superior, evangélicos e nas regiões Sul e Norte/Centro Oeste.
Os principais problemas que precisam ser resolvidos são a redução dos preços de alimentos e combustíveis, saúde e desemprego.
A Internet suplanta a TV e se consolida como o meio de comunicação preferido para o acompanhamento de informações e notícias sobre as eleições.
O próximo presidente eleito terá desafios importantes a superar, além de contar com um eleitorado significativamente polarizado. Percebe-se que as expectativas de melhora do país pós-eleição apresentam-se em nível elevado, indicando um importante crédito de confiança ao governante a partir d 2023.
Resultado da pesquisa estimulada para 1º turno
- Lula (PT): 42,3%
- Jair Bolsonaro (PL): 34,1%
- Ciro Gomes (PDT): 7,3%
- Simone Tebet (MDB): 2,1%
- Pablo Marçal (Pros): 0,4%
- Luiz Felipe D’Avila (Novo): 0,3%
- Roberto Jefferson (PTB): 0,2%
- Vera Lucia (PSTU): 0,1%
- Leonardo Péricles (UP): 0,1%
- José Maria Eymael (DC): 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Branco/nulo: 5%
- Indecisos: 7,8%
Resultado da pesquisa espontânea para 1º turno
- Lula (PT): 37,4%
- Jair Bolsonaro (PL): 31,5%
- Ciro Gomes (PDT): 4,4%
- Simone Tebet (MDB): 1%
- Outros: 0,4%
- Branco/nulo: 5,3%
- Indecisos: 19,9%
Resultado da pesquisa para 2º turno
A pesquisa CNT/MDA projetou cinco cenários para o segundo turno. Lula venceria Bolsonaro, Ciro e Tebet.
Ciro e Bolsonaro empatariam na margem de erro, e o atual chefe do Executivo ganharia da senadora do MDB.
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT): 50,1%
- Jair Bolsonaro (PL): 38,8%
- Branco/nulo: 7,2%
- Não sabe: 3,9%
Bolsonaro x Ciro
- Ciro Gomes (PDT): 44,1%
- Jair Bolsonaro (PL): 39,8%
- Branco/nulo: 12,5%
- Não sabe: 3,6%
Bolsonaro x Tebet
- Jair Bolsonaro (PL): 41,6%
- Simone Tebet (MDB): 35%
- Branco/nulo: 18,8%
- Não sabe: 4,6%
Lula x Ciro
- Lula (PT): 46,8%
- Ciro Gomes (PDT): 29,9%
- Branco/nulo: 19,4%
- Não sabe: 3,9%
Lula x Tebet
- Lula (PT): 49,7%
- Simone Tebet (MDB): 24,9%
- Branco/nulo: 20,6%
- Não sabe: 4,8%
Dados da pesquisa
A 153ª Pesquisa CNT de Opinião, realizada de 25 a 28 de agosto de 2022, mostra a avaliação do governo e o desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro. Traz também as intenções de voto para presidente da República em 2022, além das opiniões sobre a fiscalização das urnas por militares e o estabelecimento de cotas de gênero e raça como forma de equilibrar as candidaturas, bem como percepção dos entrevistados sobre o pagamento do Auxílio Brasil. O levantamento, realizado em todo o Brasil, ainda indica a expectativa da população para a situação do país em relação a emprego, renda, educação, saúde e segurança.
- Data de realização da pesquisa: 25 a 28 de agosto de 2022
- Entrevistas: 2.002
- Margem de erro: 2,2 p.p.
- Nível de confiança: 95%
- Contratante: CNT
- Contratada: MDA
- Número do registro no TSE: BR-00950/2022
Sobre o instituto de pesquisa
O Instituto MDA, de Lavras (MG), foi fundado em 1988. Em 2012, tornou-se parceiro da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e passou a realizar somente a pedido da confederação levantamentos sobre intenções de votos.
Segundo o próprio instituto, uma ou outra entrevista desses levantamentos pode ter sido realizada em pontos de grande fluxo de pessoas para garantir que o perfil do eleitorado esteja corretamente representado na pesquisa. Essa metodologia de entrevistas pessoais em residências segue como a principal do MDA.
*Com informações do Yahoo Notícias, FolhaPress e CNT.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




