Com a finalidade de obter mais recursos financeiros para a campanha ao Governo da Bahia nas Eleições 2022, ACM Neto (UB) aplicou, em tese, a Lei de Gérson ao mudar a declaração étnico-social de ‘branco’, para ‘pardo’.
Na cultura popular brasileira, a ‘Lei de Gérson’ é um conceito que expressa a atitude de pessoas e, ou, empresas que obtêm vantagens de forma indevida, sem se importar com questões éticas, morais ou legais. Ela expressa características pouco lisonjeiras do caráter e está associada à disseminação da corrupção e ao desrespeito às regras para obtenção de vantagens pessoais.
A situação é ainda mais peculiar porque o conceito da ‘Lei de Gérson’ foi designado pelo professor e psicanalista pernambucano Jurandir Freire Costa em entrevista à revista IstoÉ, na ocasião em que publicou o artigo ‘Narcisismo em tempos sombrios’.
Fraude ao sistema de cotas
ACM Neto e a vice, a empresária Ana Coelho (Republicanos) foram acusados de fraude à Justiça Eleitoral por terem declarado pertencerem ao grupo étnico-social de ‘pardos’.
O caso ganhou nova dimensão após o candidato do União Brasil comparecer a uma entrevista na Rede Bahia, no dia 12 de setembro, e questionar os critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a forma de classificação étnico-social no Brasil.
Enquanto a reportagem do Jornal A Tarde publicada na sexta-feira (23/09/2022) revelou o que pode se constituir em grave fraude promovida por ACM Neto (UB), ao lançar registro no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como candidato ao governo da Bahia nas Eleições 2022, no primeiro momento, como ‘branco’ e, depois, como pessoa ‘parda’.
Em decorrência da atitude, ACM Neto passou a ser alvo de severa crítica, por vezes, irônica.
Confira vídeos
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




