Cantores líricos da Bahia integram montagem de ópera com elenco 100% negro em São Paulo

A soprano Irma Ferreira e o tenor Carlos Eduardo Santos participarão como solistas da montagem da ópera “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini, nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no Teatro Metrópole de Taubaté, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Irma Ferreira interpreta La Cesca e Carlos Eduardo Rinucio. A produção é do coletivo Ubuntu Brasileiro em parceria com a Vlaanderen Produções Culturais e o objetivo da montagem é colocar como protagonista o povo negro, promover o conhecimento da diversidade racial existente na música de concerto e na ópera, especialmente, no mercado brasileiro. Com um elenco 100% negro, o coletivo Ubuntu considera esta montagem um marco na luta antirracista na música de concerto e na ópera na América Latina.

Sobre os cantores baianos

Irma Ferreira

Doutoranda em Educação Musical pela UFBA, Irma Ferreira traz a versatilidade das vozes baianas interpretando tanto o repertório de canto lírico quanto popular. Como solista em óperas, tem as protagonistas “Lídia de Oxum” (TCA 2019), de Lindembergue Cardoso, Dara, na Ópera dos Terreiros de Aldo Brizzi e Jorge Portugal (Concha Acústica em 2020 e Theatro da Paz – Belém, em 2022), A Condessa em As Bodas de Fígaro, de Mozart e Rosalinde em O Morcego, de Johann Strauss Jr., essas duas últimas montadas pelo Laboratório de Ópera da UFBA.

Ao longo de 12 anos já realizou diversos concertos como corista e solista em algumas cidades brasileiras. É também solista da Orquestra Fred Dantas e da Orquestra São Salvador. Pesquisadora do canto e expressão do povo negro, vem desenvolvendo uma série de trabalhos que mesclam o universo operístico e a cultura afrodescendente que culminaram nos projetos “Em Cantos de Orisà” e, recentemente, o show e o EP Cantos e Rezas. Participará de Concertos na França em dezembro.

Carlos Eduardo

Premiado no 20º Festival Internacional de Canto Maria Callas neste ano, Carlos Eduardo Santos atua como corista e solista profissional há mais de 15 anos com apresentações em cidades brasileiras e alguns países europeus. Interpretou o príncipe Tamino na recente montagem da ópera A Flauta Mágica em Salvador, promovida pelo Núcleo de Ópera da Bahia, Laboratório de Ópera da UFBA e Coro Juvenil do NEOJIBA. Atuou também como solista nas óperas Treemonisha, Ópera dos Terreiros e Lídia de Oxum. Já misturou canto lírico com popular cantando com Daniela Mercury, Virgínia Rodrigues, Edson Cordeiro e Gilberto Gil. É solista CD “Oratório de Santo Antônio”, lançado pelo NOP e do EP “Afrolirismos”, projeto que promoveu o diálogo entre canto lírico, violão 7 cordas e percussão. Participará do 11º Encontro de Tenores do Brasil, no Theatro Amazonas, em Manaus em novembro e concertos na Itália e França em dezembro.

Sobre o Ubuntu Brasileiro

O Ubuntu Brasileiro é um coletivo de artistas fundado por Michel de Souza, Edna D’Oliveira, Iberê Carvalho e Mere Oliveira, artistas reconhecidos da ópera e da música de concerto no Brasil, que nasceu da representação dos cantores do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto – FBODM.

O coletivo visa promover a inclusão de artistas negros no cenário da ópera e da música de concerto. Desta forma, a proposta do grupo é mostrar o artista lírico negro brasileiro como também detentor de alta qualidade na performance, neste caso, da ópera italiana de repertório. O Ubuntu identificou a necessidade de um projeto com elenco totalmente negro para promover a equidade na música de concerto.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading