Mais de 15 mil profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional de toda a Bahia esperam receber o resultado oficialmente da tão esperada eleição, ocorrida no último domingo (25/09/2022), que elegeu os 18 conselheiros para o quadriênio 2022/2026 do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Bahia (CREFFITO-7).
O processo eleitoral vinha se arrastando há 15 meses, o mais longo da história, devido a intervenção do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) que instaurou o processo eleitoral. A categoria aguarda a homologação do resultado, assim como a posse dos membros eleitos.
Sem uma gestão definida desde abril de 2022, os prejuízos para os profissionais passaram a se acumular, como a suspensão da comissão para abertura do curso de graduação de Terapia Ocupacional na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). “Agora é hora de unir a classe, não existe mais vencedores ou perdedores, somente Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da Bahia e vamos trabalhar para todas e todos desde o primeiro dia.” Dr Rodrigo Medina, um dos conselheiros eleito do CREFFITO-7.
A eleição ocorreu num processo democrático de forma presencial em Salvador e na cidade de Vitória da Conquista. Nas demais cidades do interior do Estado que não tiveram pontos de votação, o voto pôde ser realizado por correspondência até o último dia 15.
No total foram 5005 votantes e duas chapas concorreram ao pleito, a chapa 2 obteve a maioria dos votos com 2443, e a chapa 1 totalizou 2.094. Os demais votos foram distribuídos entre brancos e nulos. A Chapa 2 eleita é composta por 18 conselheiros, sendo 9 efetivos e 9 suplentes, e é composta por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de várias regiões do Estado, além de Salvador, como Alagoinhas, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Barreiras.









