Seguindo em defesa das comunidades e povos tradicionais e do estado democrático de direito, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 entregou, ao longo dos últimos dias, uma carta compromisso a diversos candidatos e candidatas ao legislativo estadual, federal e governador na Bahia. A ação partiu do Programa Global das Comunidades de Nossa América Latina que tem, entre outros objetivos, fazer incidência política e atuar em defesa dos territórios.
A iniciativa é parte da campanha “+ democracia, + direitos: essa luta é nossa” e apresenta as principais pautas de reivindicação e luta dos povos e comunidades tradicionais que enfrentam no cotidiano a invasão do capitalismo predador e a constante violação de direitos básicos como o de ir e vir, acesso à água, à terra e à comunicação.
Os candidatos a governo do estado, Jerônimo Rodrigues (PT) e kleber Rosa (Psol) assinaram o documento. Já as candidatas a deputada federal, Vilma Reis (PT), Maria Marighella (PT) e Valmir (PT) também firmaram compromisso, junto aos candidatos ao pleito estadual, Marcelino Gallo (PT), Neusa Cadore (PT), Professora Nilza (PT), Professor Marciel Viana (Psol), Hilton (50), Lucinha do MST (PT) e Silvio Humberto (PSB).
Entre as pautas construídas coletivamente pelas 20 comunidades do projeto estão a defesa de políticas públicas como acesso à água, saúde e programas de geração de renda como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); assistência jurídica integral e gratuita; posicionamento coerente com questões ambientais; combate ao racismo e intolerância religiosa; e o mapeamento de territórios tradicionais.
Programa Global
O Programa Global das Comunidades da Nossa América Latina é desenvolvido pela Cáritas Brasileira (Regionais Nordeste 3 e Norte 2), Cáritas Colômbia e Honduras e apoiado pela Cáritas Alemã e Ministério Alemão. É realizado a partir da participação e incidência política nas comunidades tradicionais em cada país e visa melhorar a implementação dos direitos à terra e ambientais, promover a participação política das comunidades rurais e disseminar abordagens inovadoras para a adaptação às mudanças climáticas nos territórios.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




