Eleições 2022: Lula mantém 45% das intenções de voto, segundo Datafolha; Jair Bolsonaro oscila positivamente de 32% para 34%, mas dentro da margem de erro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da disputa pela Presidência nas eleições de outubro, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (09/09/2022). Lula aparece com 45% das intenções de voto no primeiro turno, contra 34% de Jair Bolsonaro.

Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%, seguido da senadora Simone Tebet (MDB), com 5%.

A pesquisa ouviu 2.676 pessoas em 191 municípios nos dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à última pesquisa, Lula permaneceu com a mesma porcentagem pontos. Já Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos, mas ainda dentro da margem de erro.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 1 de setembro, Lula aparecia à frente com 45% das intenções de voto, contra 32% de Jair Bolsonaro (PL). Ciro, por sua vez, tinha 9%. Tebet, os mesmos 5%.

Considerando apenas os votos válidos – cálculo que exclui brancos e nulos –, Lula teria 48%, contra 36% de Bolsonaro. Para vencer no primeiro turno, são necessários 50% dos votos mais um.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 39% das intenções de voto; e Bolsonaro, com 31%. Ciro foi citado por 4% dos entrevistados; e Tebet, por 2%.

No caso de um eventual segundo turno, Lula aparece novamente como favorito na disputa direta com Bolsonaro. De acordo com o Datafolha, o petista venceria com 53% dos votos, e Bolsonaro ficaria com 39%.

Já o índice de rejeição dos candidatos seguiu estável, com 51% dos eleitores afirmando que não votan de forma alguma no presidente Bolsonaro. Já Lula marcou 39% de rejeição.

A pesquisa é divulgada logo após os atos de 7 de Setembro, que acabaram sendo instrumentalizados pelo governo como comícios pró-Bolsonaro.

As tentativas de demonstrações de força do presidente no feriado parecem ter se relfetido na pesquisa, mas sem alterar significativamente o quadro eleitoral. Bolsonaro, mesmo oscilando positivamente, continua em significativa desvantagem em relação a Lula.

Pablo Marçal (Pros), Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Ávila (Novo) somaram 1%. Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (PDC), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e não sabem/não opinaram, 2%.

Pesquisa Ipec

A pesquisa mais recente do Instituto Ipec, divulgada na segunda-feira (05/09/2022), também apontou Lula mais uma vez como favorito.

Na sondagem, Lula apareceu à frente, com 44% das intenções de voto, contra 31% de Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno das eleições. O petista se manteve com o mesmo percentual da pesquisa anterior, enquanto o atual mandatário oscilou um ponto para baixo.

Em terceiro lugar, aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, seguido da senadora Simone Tebet (MDB), com 4%. Ambos oscilaram um ponto para cima em relação à pesquisa do final de agosto, e se mantiveram empatados no limite da margem de erro.

Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) somaram 1% cada. Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Constituinte Eymael (PDC), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP), e Roberto Jefferson (PTB) foram citados mas estiveram abaixo de 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 6% e não sabem/não opinaram, 5%

*Pesquisa Datafolha com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07422/2022.

*Pesquisa IPEC com registro Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.

*Com informações do DW.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading