Salvador: Bairro do Candeal se transforma em grande reduto da percussão mundial em setembro de 2022

Estrelas do cenário percussivo brasileiro e mundial terão o Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, como grande ponto de encontro nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2022, quando acontece o LALATA – II Festival Internacional de Percussão, idealizado pelo artista Carlinhos Brown. A diversidade e a originalidade da música instrumental percussiva irão, mais uma vez, posicionar a capital baiana como centro de produção, difusão e intercâmbio dessa arte. O LALATA é uma realização da Pracatum Escola de Música e Tecnologia, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vendas abertas no Sympla.

Três estilos de percussão contemporânea serão contemplados pelo festival: percussão de Rua, de Efeito e Eletrônica, que juntas abordam conceitos musicais, tecnológicos e culturais. Na programação, também estão previstos workshops musicais e exposição de instrumentos. O cenário do LALATA traz a assinatura do consagrado artista plástico baiano Bel Borba, que vem buscando inspiração nas especificidades da comunidade do Candeal para cumprir essa missão.

Mais do que um evento para ser vivido e celebrado pelo público, o LALATA é a celebração da história do bairro do Candeal, que há muitas gerações vem revelando ao mundo sua musicalidade, nascida de uma população visceralmente ligada às suas matrizes africanas e que tem no tambor seu ícone de libertação. Além disso, o festival faz o devido reconhecimento à música instrumental percussiva, que se tornou um traço cultural intrínseco da Bahia, podendo ser ouvida seja em eventos religiosos, festivos ou de entretenimento.

Vale lembrar que, nos anos 1980, nascia no bairro o Vai Quem Vem, movimento cultural percussivo de grande impacto para a música produzida na Bahia. O movimento, liderado pelo artista e multi-instrumentista Carlinhos Brown, desencadeou um processo de invenção rítmica na qual se destacam inovações performáticas e instrumentais. Esse laboratório de rua desembocou na formação da banda Timbalada nos anos 1990, e consolidou o timbau como uma marca da estética musical do bairro. O Candeal, então, tornou-se conhecido nacional e internacionalmente como espaço criativo e produtor expressivo de música percussiva, tendo solo fértil para o surgimento de diversos ritmos musicais autóctones.

“A percussão é uma das principais características culturais da Bahia e representa muito da história e ancestralidade de seu povo. Por isso é fundamental fomentar manifestações como o LALATA e, assim, preservar a riqueza desta região tão importante para o nosso país”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

Atrações – Artistas do cenário mundial já estão confirmados na grade do LALATA, entre eles Massamba Diop (Senegal), Bira Lourenço e Catatau (Rondônia), Trietá (Salvador), Lobo Nuñes (Uruguai), Pandeiro Repique Duo (Rio de janeiro), Marcos Suzano (Rio de Janeiro), Orlando Costa (Salvador), Aguidavi do Jêje (Salvador), SKLAU – Manifesto ao Tambor, com Mestre Mario Pam (Salvador), Japa System (Salvador), Buginganga (Salvador), e Michele Abu (São Paulo). Além destes, grupos locais como Território Sonoro e Roda de Timbau do Candeal também estão na programação.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading