Terceira guerra mundial está em pleno andamento, diz Parlamento da Bielorrússia; EUA empurram Europa para confronto militar com Rússia

O presidente da câmara baixa do parlamento belarusso, Vladimir Andreichenko afirmou que de fato a terceira guerra mundial está em pleno andamento na economia, nas relações internacionais e na mente das pessoas, arriscando levar a uma “fase quente”.

“A situação no mundo está se tornando cada vez mais perturbadora. A humanidade não está apenas à beira da terceira guerra mundial – de fato, está em pleno andamento nas relações internacionais, na economia e na mente das pessoas, levando cada vez mais para uma fase quente”, disse Andreichenko ao abrir na terça-feira (20/09/2022) a sessão da câmara baixa do parlamento belarusso.

Conforme o deputado, “hesitando em reconhecer a sua derrota histórica, o Ocidente coletivo esforça-se para travar o processo de formação de um mundo multipolar”. O presidente da câmara baixa salientou que salvar o mundo de uma catástrofe apenas será possível através do fortalecimento da confiança e parceira entre os países.

“Infelizmente, em vez de promover a agenda pacífica e unificadora, de que os povos do mundo tanto precisam, os políticos ocidentais seguem acreditando de forma persistente que o conflito global deve ser resolvido no campo de batalha. Por enquanto estão agindo em segunda mão, mas isso é apenas por enquanto”, disse Andreichenko.

Conforme o deputado, nestas condições, apenas um Estado forte, construído nas tradições nacionais do poder popular, é capaz de defender os seus cidadãos, fortalecer a soberania e independência e garantir uma alta dinâmica do crescimento econômico e o bem-estar social.

EUA empurram Europa para confronto militar com Rússia, diz presidente belarusso

O presidente belarusso Aleksandr Lukashenko afirmou que os Estados Unidos estão empurrando a Europa para um confronto militar com a Rússia na Ucrânia.

“Os Estados Unidos estão empurrando a Europa para um confronto militar com a Rússia no território ucraniano. Eles não escondem os seus planos. Os contratos já foram assinados para os anos futuros. Ou seja, vão destruir a Ucrânia totalmente. O objetivo disso será enfraquecer a Rússia e eliminar Belarus”, disse Lukashenko ao discursar em um fórum patriótico dedicado ao Dia da Unidade Nacional em Belarus.

Ele acrescentou que em todas as ações mencionadas também há mais um objetivo, que é a Europa.

“A América é o único país beneficiário do que está acontecendo aqui: [querem] colocar a Europa no seu lugar e se livrar dos concorrentes. Hoje é a Ucrânia – amanhã será a Moldávia ou os Países Bálticos, a Polônia ou a Romênia. Os Estados Unidos estão fomentando uma guerra no Kosovo, tentando exercer pressão sobre a Sérvia, lançam brasas na disputa latente em Nagorno-Karabakh, desestabilizam a situação na Síria. Nem tudo é simples no Afeganistão e nos países vizinhos. Washington está presente em todos os conflitos políticos significativos”, especificou Lukashenko.

O político sublinhou que, agindo de tal maneira na arena internacional, os políticos americanos ignoram completamente “as contradições internas à beira de um confronto civil”.

*Com informações da Sputnik Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading