O Fórum Nacional de Governadores ofereceu o envio de policiais para ajudar na recuperação da segurança na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. A entidade fez uma reunião de emergência na tarde de hoje (08/01/2023), após extremistas invadirem as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para pedir a anulação das últimas eleições presidenciais.
O encontro reuniu tanto governadores como secretários estaduais de Segurança Pública. O Fórum Nacional de Governadores também emitiu uma nota de repúdio aos atos antidemocráticos na área central de Brasília.
Nota da entidade
“O Fórum Nacional de Governadores externa sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados hoje no Distrito Federal, os quais revelam a invasão da Praça dos Três Poderes, seguida da ilegal vandalização das dependências do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por manifestantes golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no País, e publica a presente nota de apoio à democracia, condenando quaisquer atitudes violentas e posturas irresponsáveis que ponham em risco a integridade do estado democrático de direito”.
“As governadoras e os governadores brasileiros, colocando-se à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os extremistas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação, bem como a subsequente penalização de seus responsáveis.”.
Líderes do mundo reagem à invasão dos Três Poderes em Brasília e prestam apoio a Lula
Líderes e políticos do mundo inteiro manifestaram apoio ao presidente Lula após a invasão e vandalização do Congresso, Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília neste domingo (8), por bolsonaristas.
“A vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas! O presidente Lula pode contar com o apoio indefectível da França”, publicou no Twitter o presidente francês Emmanuel Macron.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, tuitou uma mensagem de apoio ao presidente Lula e também condenou os ataques contra as instituições em Brasília, e fez um apelo para o retorno à “normalidade democrática”.
O presidente do Chile, Gabriel Boric disse que os ataques aos três poderes por bolsonaristas eram “vergonhosos”. “O Governo do Brasil conta com todo nosso apoio diante deste covarde e vil ataque à democracia”.
“O fascismo decide dar um golpe”, disse o presidente colombiano Gustavo Petro, no Twitter. “As direitas não puderam manter o pacto da não violência”, completou. Petro também manifestou toda solidariedade ao presidente Lula e ao povo brasileiro.
Extrema direita
“A extrema direita tenta um golpe à maneira de Trump contra o novo presidente de esquerda Lula. Solidariedade com a democracia brasileira”, reagiu Jean-Luc Mélenchon, líder do partido de esquerda radical francês A França Insubmissa no Twitter.
“Vejam o que é a extrema direita em todo o mundo! No final, sempre recusam a democracia! Apoio total a Lula presidente”, escreveu na mesma rede social Olivier Faure, atual primeiro secretário do Partido Socialista francês.
*Com informações da Agência Brasil e RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




