Lauro de Freitas: Edição 2023 da ‘Festa de Santo Amaro de Ipitanga’ comemora 415 anos de história

O primeiro mês do ano chega de forma muito especial para os católicos de Lauro de Freitas. No dia 15 de janeiro de 2023, é celebrado o dia de Santo Amaro de Ipitanga e o aniversário da Igreja Matriz que completa 415 anos de história. Para render homenagens ao padroeiro da cidade, a paróquia realiza uma programação religiosa, com apoio da Prefeitura Municipal, a partir desta sexta-feira (06/01/2023).

As homenagens ao santo se iniciam com o novenário, do dia 6 até o dia 14 de janeiro de 2023, com celebrações de missas e ofícios no Centro Paroquial São João Paulo II, localizado no Centro da cidade. A missa da misericórdia abre a programação, às 12 horas, na sexta-feira (6). Durante os nove dias, as santas missas serão realizadas sempre às 19 horas, além dos horários dos ofícios e outras missas. A carreata e feijoada do Amaro, este ano, vão ocorrer no próximo domingo (8), às 10 horas.

O dia solene Santo Amaro de Ipitanga, domingo (15), começa às 6 horas com alvorada, seguida da missa dos devotos, às 7 horas, e missa solene às 9:30. A procissão sai da comunidade de São Pedro (Rua dos Vereadores), às 15:30, em direção à Igreja Matriz. A missa festiva de encerramento será realizada às 17 horas, pelo pároco Anastácio Gilberto de Jesus. Já o show de encerramento está programado para começar às 19 horas, na Praça da Matriz.

Durante o novenário até o dia festivo, as celebrações contam com quermesse, com comercialização de comidas e bebidas, bazar, espaço kids e atrações musicais, no período da noite. Neste ano de 2023, a festa do padroeiro traz como tema: “Missão de Cristo, de Santo Amaro, nossa Missão”. E o lema: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura”.

Como explica o pároco Anastácio Gilberto de Jesus, o tema e lema refletem que “é sempre bom recordar que tudo vem de Deus, Jesus é o princípio, o meio e o fim. No contexto da igreja a nível mundial, estamos vivendo no clima de preparação do sínodo, por uma igreja sinodal: comunhão, participação e missão. No âmbito nacional, estamos vivendo o pilar da missão e o 3º ano vocacional. Vocação: graça e missão”, disse.

As celebrações do novenário serão presididas pelos sacerdotes: arcebispo Dom Sérgio da Rocha, bispos auxiliares Dom Marco Eugênio e Dom Walter Magno, cônegos Anastácio Gilberto, Juraci Gomes, Lázaro Muniz e Karol Wojtyla, e padres Luciano Alano, Josuel Jesus, Paulo Nunes, Alexandre Oliveira, Deivisson Conceição e Paulo Henrique.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da PMSE: Campanha do São João 2026.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading