Resultados do projeto Pensar a Bahia foram apresentados a gestores e técnicos do Governo Jerônimo

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), reuniu, na manhã de hoje (19/01/2022), autoridades, gestores e técnicos do Estado, no lançamento dos resultados da primeira edição do projeto Pensar a Bahia. Coordenado pela SEI, com a participação de mais de 25 instituições, o evento apresentou resultados de trabalhos nas áreas de Logística de Transportes, Cadeias Globais de Valor e Inserção da Bahia, Captação de Recursos, Agricultura Familiar e Economia de Baixo Carbono, o intuito de nortear ações governamentais e dar subsídio a políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento baiano.

O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, dos secretários estaduais Cláudio Peixoto (Seplan), Roberta Santana (Sesab), André Joazeiro (Secti), Davidson Magalhães (Setre) e Ângelo Almeida (SDE), e da Procuradora Geral Adjunta da Procuradoria Geral do Estado, Patrícia Saback.

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, reforçou a importância estratégica do trabalho da SEI para o desenvolvimento do estado.

“Este projeto é um importante vetor que ajudará não somente o Governo e os poderes públicos em geral, mas também a comunidade acadêmica, que dele se servirá para a elaboração de pesquisas contribuintes com a área pública”, disse. “Estejam preparados para quatro anos de muito trabalho e dedicação a uma governança voltada para o combate à fome e ao desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, salientou, ao tempo em que fez agradecimentos ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O anfitrião do evento, José Acácio Ferreira, diretor-geral da SEI, explicou que o objetivo principal do projeto Pensar a Bahia consiste em gerar apontamentos para uma estratégia de desenvolvimento a médio e longo prazo, objetivando oferecer insumos relevantes para a elaboração das estratégias para redução das desigualdades sociais, enfrentar a pobreza e fomentar o crescimento econômico com preservação ambiental. “

A segunda edição do projeto Pensar a Bahia terá como eixo o combate à fome e à insegurança alimentar no nosso estado, com vistas a dar subsídio à elaboração de políticas públicas para o programa Bahia Sem Fome, alinhado com as prioridades do Programa de Governo”, acrescentou.

O próximo Plano Plurianual (PPA) foi abordado pelo secretário do Planejamento, Cláudio Peixoto, que salientou o trabalho da Seplan de revisão dos planos estratégicos e a transversalidade dos temas do Pensar a Bahia no próximo PPA. “Os temas tratados no projeto Pensar a Bahia conformam dezenas de políticas e programas do PPA. São discussões profundas, capazes de transformar a vida das pessoas”. Peixoto acrescentou que “a plataforma virtual do projeto da SEI concentra as melhores cabeças do Estado, que aportam seu conhecimento e seu saber para o desenho de políticas públicas”.

Coordenado pelo diretor de Estudos da SEI, Edgard Porto, o Pensar a Bahia surgiu através de discussões com ampla participação, “em um esforço para que os métodos e formas de pensar o desenvolvimento fossem modernizados”.

“Na logística, por exemplo, os resultados mostram que é possível utilizar a força da macrorregião de Salvador para atrair fluxos de cargas, ligando regiões, e difundir isso para nós logísticos com consequências para outras regiões da Bahia. Da mesma forma, a gente está associando a questão do meio ambiente com a pobreza, de forma que seja possível atrair investimento para o meio ambiente e favorecer a produção da agricultura familiar”, disse.

Os resultados foram apresentados por colaboradores em cada área: Handerson Leite, diretor-geral da Fapesb, José Augusto Tosato, coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da SDR, Rita Pimentel, assessora técnica da SEI, Aline Virgílio, especialista em Estudos Estratégicos da SEI, e Urandi Freitas, coordenador de Estatística da SEI.

O Pensar a Bahia é um projeto inovador capitaneado pela SEI, articulado por meio da Plataforma de Estudos Colaborativos SEIColab,  no endereço pensarabahia.estudoscolaborativos.sei.ba.gov.br, que conta com a participação de 253 especialistas de mais de 25, incluindo órgãos estaduais, como as secretarias de Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico (SDE), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Rural (SDR), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Casa Civil, a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O evento ocorreu no Auditório da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia. Os resultados já estão disponíveis para acesso do público.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading