A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), no território de identidade Baixo Sul, está transformando a vida de agricultores e agricultoras familiares. O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) oferecido pelo Governo do Estado, através do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), além de garantir o acesso a diversas políticas públicas, está permitindo aos cooperados o acesso à terra.
Nildo Nascimento, agricultor, foi um dos beneficiados com a ação e agora se orgulha em dizer: “Sou empresário rural”. Em sua fazenda, ele cultiva abacaxi, mandioca, aipim e sua principal fonte de renda é a banana-da-terra. Ele atribui sua conquista à ATER da Coopatan, que o orientou a trabalhar de forma adequada na agricultura. Nildo passou de uma renda abaixo do salário-mínimo para mais de dois salários-mínimos.
A engenheira agrônoma Gilmara de Melo acompanha técnica a Coopatan e afirma que quando a ATER age na distribuição de terra, garante que o produtor tenha área suficiente e tenha um processo de crescimento próprio, com garantia de produção de qualidade. Ela explica que a ATER também fornece conhecimento técnico em gerenciamento da propriedade, planejamento, implantação de cultura, entre outros assuntos. O resultado é uma mudança de vida para os produtores.
“Temos atuado também na parte de conhecimento técnico. Eles têm noção de gerenciamento da propriedade, planejamento, implantação de cultura, colheita e pós-colheita, com preocupação com o meio ambiente, entre outros assuntos. Os produtores terem o domínio da terra e das técnicas de produção adequadas pela ATER é mudança de vida, um projeto transformador, que vem causando impacto na vida deles”, afirmou.
A estratégia inovadora da ATER já trouxe resultados positivos para a Coopatan, ampliando e fidelizando a base de produção da agroindústria e garantindo vendas a preços justos e renda para as famílias agricultoras. A Coopatan também recebeu investimentos do Governo do Estado para a unidade agroindustrial de descascamento de mandioca, banana e milho e na contratação de um profissional para qualificar a gestão do empreendimento. Com isso, a agroindústria se adaptou para produzir uma nova linha de produtos, gerando mais empregos e renda para o território Baixo Sul.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




