O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, presidiu uma reunião com países-membros nesta segunda-feira (06/02/2023) para discutir suas prioridades para o novo ano. Guterres pediu ação imediata para lidar com desafios atuais, incluindo guerras, emergência climática, divisões e pobreza extrema. Ele iniciou a sessão prestando homenagem às vítimas do terremoto recente na Turquia e na Síria.
Em seu discurso, Guterres citou o relógio do juízo final e afirmou que a humanidade está perto de uma catástrofe global e da autodestruição. Ele afirmou que é hora de o mundo acordar e corrigir seu rumo. O líder da ONU propôs um roteiro baseado em sete direitos para sair do impasse: paz, direitos sociais e econômicos, desenvolvimento, meio ambiente limpo e sustentável, diversidade e direitos culturais, igualdade de gênero, direitos civis e políticos e direitos das gerações futuras.
Guterres também alertou para os riscos de uma nova escalada e derramamento de sangue, citando a invasão russa à Ucrânia, e pediu mais engajamento pela paz em todos os lugares. Ele mencionou o caso do Afeganistão, onde os direitos de mulheres e meninas são violados, e a situação precária na região africana do Sahel, Mianmar e Haiti. O secretário-geral também destacou o perigo de uma guerra nuclear e a necessidade de retornar o tema do desarmamento e controle de armas ao centro do debate sobre a eliminação de armas atômicas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




