A cerimônia de posse do Desembargador Geder Luiz Rocha Gomes, como membro efetivo do Comitê Permanente das Nações Unidas (COPLAD), foi tomada de reflexão, agradecimentos e demonstração de compromissos.
Realizada na sala da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), na última sexta-feira (03/03/2023), o evento celebrou, junto a convidados, a nova atribuição do Desembargador, cuja importância é de reconhecimento internacional. Foi o que ressaltou o Desembargador Presidente, Nilson Soares Castelo Branco, em seu discurso. ‘’Esta conquista, bem verdade, embora resultado exclusivo de todos os méritos acadêmicos e profissionais do professor, representa igualmente o sucesso de todo o Poder Judiciário do Estado da Bahia, que passa a ser reconhecido internacionalmente pelos atributos dos seus membros, a favor da defesa e da consolidação dos direitos humanos’’, declarou o Presidente do TJBA.
O empossado Desembargador Geder Luiz Rocha Gomes destacou, em seu discurso, dados sobre homicídio e violência em escala nacional e internacional, incluindo estatísticas sobre armas de fogo, violência contra população negra, questões ambientais e informações sobre o PIB e a fome, trazendo para a audiência um teor reflexivo e abordando a importância do COPLAD/ILANUD na resolução das mazelas presentes na América Latina. ‘’Compromisso com trabalho e ações concretas. Me esforçarei nesse sentido. E quero, também, deixar aqui a mesma mensagem de Eduardo Galeano: ‘o medo de saber nos conduz a ignorância e o medo de fazer nos reduz a impotência’. Eu acrescento: saibamos e façamos, pois não existe tapete que possa ocultar a sujeira da omissão’’, finalizou o Magistrado.
Três representantes das Nações Unidas estiveram presentes: o Professor Edmundo Oliveira, Coordenador-Geral do COPLAD, órgão do Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento de Delinquentes (ILANUD); Douglas Dúran Chavarria, Diretor-Geral do ILANUD; e Oscar Carvajal, Assessor de Políticas Governamentais do ILANUD.
O Professor Edmundo Oliveira falou da importância da ONU: ‘’todos nós reconhecemos que o progresso da humanidade depende da junção de três elementos: inspiração, disciplina e sabedoria. É por isso que a ONU se mantém como o único órgão no mundo capaz de buscar a harmonia entre todas as civilizações’’. Ressaltou, também, a nova proposta da ONU para a criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social com sede na Bahia e parabenizou o Desembargador Geder pela cerimônia.
Já o Diretor-Geral do ILANUD, Douglas Dúran Chavarria, declarou a honra de estar no evento e falou sobre sua história com o Desembargador Geder. ‘’Essa é uma ocasião muito especial. A trajetória de Geder é importante para a reflexão referente à prevenção de delitos. Estamos falando de mais de uma década que o conheço e sei das suas capacidades extraordinárias que, hoje, nos motivam para empossá-lo como membro efetivo do Comitê Permanente das Nações Unidas’’, declarou o Diretor.
Estiveram presentes na cerimônia de posse: Desembargador Presidente do TRE, Roberto Maynard Frank; Assessor de Políticas Governamentais do Instituto Latino-americano das Nações Unidas, Oscar Carvajal; Desembargadora do Trabalho, Suzane Castelo Branco; Procuradora-Geral de Justiça do Estado da Bahia e Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti; Juiz de Direito Assessor Especial da Presidência I – Magistrados, Ícaro Almeida Matos; Chefe do Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça da Bahia, Cel PM Paulo César Alves da Silveira; Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe da Silva Freitas, representando o Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues; Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcelo Werner Derschum Filho; Defensora Pública Geral, Firmiane Venâncio do Carmo Souza; Coordenador-Geral do Comitê Permanente das Nações Unidas (ONU) de Prevenção ao Crime da América Latina COPLAD, Órgão do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas (ONU) para Prevenção do Crime e Tratamento de Delinquentes (ILANUD), Professor Edmundo Oliveira; Diretor-Geral do Instituto Latino-americano das Nações Unidas (ONU) para Prevenção do Crime e Tratamento de Delinquentes (ILANUD), Douglas Durán Chavarria; Superintendente da ABIN, Isaac Figueira Miranda; Advogado Lucas Castelo Branco, representando o Instituto dos Advogados da Bahia; Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito; Lúcio Batista Martins, Membro do Comitê da ONU; Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Goés; Eduardo de Carvalho Vaz Porto, representando o Prefeito Bruno Reis; Sinara Gomes, esposa do empossado; e Manoel Vitório, Secretário Estadual da Fazenda.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram




