Governo Lula mantém escudos antidrones instalados pela gestão de Jair Bolsonaro em prédios presidenciais

Assuntos sobre defesa e segurança estão em alta no mundo e, no caso do Brasil, além da pasta da Defesa e das Forças Armadas estarem se “ajeitando” para entrar no ritmo do “novo” governo, algumas questões relativas à segurança tiveram continuação.

De acordo com o portal Metrópoles, o governo Lula decidiu manter nos palácios presidenciais um sistema de segurança do tipo antidrone instalado em 2021 pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), então sob a chefia do general Augusto Heleno.

Segundo a mídia, em 2020, a instalação das antenas antidrones gerou um imbróglio entre o GSI e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que inicialmente se opôs ao projeto. Após uma longa negociação, os órgãos conseguiram reduzir o impacto visual dos escudos nas obras projetadas por Oscar Niemeyer.

O sistema permite a detecção e neutralização de aparelhos voadores que se aproximem do Palácio do Planalto e das residências oficiais, todos na área central de Brasília, e o orçamento para sua implantação foi de R$ 2,49 milhões.

A tecnologia contratada pelo GSI dá a operadores treinados o poder de tomar o controle do objeto e fazer com que ele pouse à força em uma área de segurança, longe de edificação, explica a mídia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading