Clubes de todas as seis confederações da FIFA têm a garantia de participar do torneio inaugural expandido de 2025 depois que o plano de acesso foi unanimemente acordado pelo Conselho da FIFA em Ruanda na terça-feira, 14 de março de 2023.
A decisão inicial de revisar o formato da competição para um torneio de 32 equipes que ocorre a cada quatro anos foi tomada pelo Conselho da FIFA em dezembro de 2022 e, após se reunir antes do 73º Congresso da FIFA em Kigali, o órgão estabeleceu como o campo será determinado para o torneio de 2025.
Nas quatro temporadas anteriores ao torneio, os vencedores da principal competição de clubes em cinco das seis confederações da FIFA ganharão um ingresso automático. A Oceania é a única exceção com seu representante determinado pelos resultados dos vencedores da principal competição de clubes durante todo o período de qualificação de quatro anos.
Os clubes confirmados para participar são:
-
- • Al Hilal (Arábia Saudita) – Campeões AFC Champions League 2021
- • Al Ahly (Egito) – Campeão CAF Champions League 2020/21
- • Wydad Casablanca (Marrocos) – Champions CAF Champions League 2021/22
- • Monterrey (México) – Champions Concacaf Champions League 2021
- • Seattle Sounders (EUA) – Champions Concacaf Champions League 2022
- • Palmeiras (Brazil) – Champions CONMEBOL Copa Libtertadores 2021
- • Flamengo (Brazil) – Champions CONMEBOL Copa Libtertadores 2022
- • Chelsea FC (Inglaterra) – Campeões UEFA Champions League 2020/21
- • Real Madrid CF (Espanha) – Campeões UEFA Champions League 2021/22
O Auckland City FC, vencedor da Liga dos Campeões da OFC em 2022, pode voltar a jogar dependendo dos resultados futuros.
Como resultado de ter vencido a UEFA Champions League nos anos em que conquistou a Copa do Mundo de Clubes da FIFA™, o Chelsea, vencedor de 2021, e o Real Madrid, campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ de 2022, já têm vagas garantidas na vitrine de 2025 como dois de Os 12 representantes da Europa.
Os medalhistas de prata do Mundial de Clubes da FIFA há dois anos, o Palmeiras, e os atuais medalhistas de bronze, os compatriotas Flamengo, respectivamente campeões da Copa Libertadores em 2021 e 2022, também sabem que preencherão duas das seis vagas da CONMEBOL para o torneio de 2025.
Monterrey e Seattle Sounders FC, vencedores da Liga dos Campeões da Concacaf nos mesmos anos, formarão metade da delegação da América do Norte, Centro-Americana e Caribe. Isso também vale para os colegas da Confederação Africana de Futebol (CAF), Al Ahly e Wydad Casablanca, enquanto o Al-Hilal, vencedor da Liga dos Campeões da AFC em 2021, é o único do quarteto de representantes da Confederação Asiática de Futebol (AFC) atualmente com certeza no verão de 2025 .
O anfitrião do torneio completará o field de 32 jogadores (AFC: 4, CAF; 4, Concacaf: 4, OFC: 1, Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL): 6, União das Associações Europeias de Futebol (UEFA): 12, país anfitrião : 1).
No caso de o mesmo clube vencer a principal competição de clubes de sua confederação em mais de uma ocasião, a classificação do clube dentro dessa confederação durante o período de quatro anos determinará o próximo participante. O ranking de clubes será usado para definir quais times completam as cotas de representantes europeus e sul-americanos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




