No primeiro dia da visita oficial à Rússia ocorrido nesta segunda-feira (20/03/2023), o presidente chinês disse estar confiante que a deslocação dará “um novo impulso” às relações entre os dois países. Xi Jinping assegurou que a China está “pronta para ficar firmemente ao lado da Rússia” em prol de um “verdadeiro multilateralismo” no mundo.
O Presidente chinês, Xi Jinping, inicia, esta segunda-feira, uma visita de três dias à Rússia, inaugurada com um almoço informal com o seu anfitrião, Vladimir Putin. À chegada ao aeroporto internacional Vnukovo de Moscovo, Xi Jinping disse estar confiante que a deslocação dará “um novo impulso” às relações entre os dois países. O chefe de Estado chinês assegurou que o seu país está pronto “para ficar firmemente ao lado da Rússia” em prol de um “verdadeiro multilateralismo” e de um mundo mais “multipolar”.
Tanto para Moscovo quanto para Pequim, trata-se de exibir a força desta aliança, numa altura em que ambos os países enfrentam vivas tensões com os países ocidentais. Vladimir Putin, cada vez mais isolado na cena internacional, quer mostrar que não está sozinho, tanto mais que na sexta-feira o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura internacional contra ele, por alegados “crimes de guerra” que envolveriam “deportação de crianças ucranianas”.
Os dois dirigentes deverão falar do plano proposto, em Fevereiro, por Pequim, para resolver o conflito na Ucrânia, um documento visto com cepticismo pelos ocidentais.
A China recusou-se a criticar a invasão da Ucrânia, mas condenou a imposição de sanções a Moscovo. Além disso, Pequim acusou o Ocidente de provocar o conflito e de “alimentar as chamas” ao fornecer à Ucrânia armas defensivas.
*Com informações da Rádio França Internacional (RFI).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




