O governador Jerônimo Rodrigues e dois secretários se encontram desde quarta-feira,29, em Pequim, a capital da China, paras cumprirem uma agenda no país asiático que deve durar entre 10 e 12 dias, passando por 8 cidades e contando com encontros com autoridades e empresários. Com propostas de investimentos para a Bahia e perspectiva de firmar acordos com empresas chinesas, o governador do Estado vem participando de uma série de encontros com autoridades políticas e empresariais do país asiático para tratar de projetos em áreas como energia renovável, infraestrutura, indústria automotiva e tecnologia. Além de Pequim, ele visita outras sete cidades chinesas. “Teremos agendas com empresas que já possuem investimentos firmados para o estado, e também iremos discutir novos projetos ligados a cidades inteligentes e transportes, por exemplo. Vamos trabalhar para trazer boas notícias. A China é uma potência mundial e grande parceira da Bahia”, disse Jerônimo. Atualmente a China é o principal parceiro comercial estrangeiro da Bahia, com grande volume de negócios realizados. Os principais produtos exportados para a China são algodão, polietileno e soja. Em energia limpa, uma única empresa chinesa já investiu mais de R$1 bilhão na construção de parques eólicos no estado baiano, e tem mais R$ 750 milhões em implantação. Estima-se que 13,6% de tudo o que a China investe ao redor do mundo veio para o Brasil, nos últimos anos. “Queremos aproveitar essa disposição chinesa de ampliar os investimentos no Brasil e fortalecer a relação com a Bahia. Esses projetos significam desenvolvimento e geração de emprego e renda”, explicou Jerônimo. Durante esta viagem, o governador está acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), o feirense Ângelo Almeida; e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, Paulo Guimarães. A retomada da produção de carros na antiga fábrica da Ford em Camaçari e a construção da Ponte Salvador-Itaparica está entre os objetivos maiores desta ida à Asia.
Falecimento
Faleceu sábado, 1, o ex-jogador do Fluminense de Feira, Renato, aos 81 anos, nascido Renato Costa Azevedo, que estava morando há vários anos entre Los Angeles, nos Estados Unidos e Irapuato, no México. Era natural de Irará. Ele se destacou no Touros do Sertão na conquista do campeonato baiano de 1963, marcando o gol da vitória de 2 a 1 sobre o Bahia, na Fonte Nova. Depois do Fluminense de Feira, em 1965, foi para o Sport Recife, de onde foi jogar nos Estados Unidos e México, depois atuou como empresário de jogadores. Ele sofria de Alzheimer e problemas cardíacos.
Data
Esteve em data aniversaria, o empresário Luis Mercês, CEO do Grupo Mersan, que comemorou em família durante um jantar, ladeado por sua esposa Rosangela e filhos Adelina, Pedro e Luis Junior.
Arraiá
De agora por diante, o evento Arraiá do Comercio, que é uma iniciativa do SESC Serviço Social do comércio em parceria com o governo municipal e instituições comerciais, sempre na primeira quinzena do mês de junho, fará parte do calendário oficial dos festejos populares de Feira de Santana.



Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




