O Largo do Terreiro de Jesus, na manhã de sexta-feira (28/04/2023) foi palco da manifestação pacífica realizada por representantes de moradores, empreendedores, trabalhadores, de instituições públicas e privadas, da Igreja Católica, associações ligadas aos setores de Turismo e Cultura, produtores culturais e artistas que vivem, trabalham e transitam pelo Centro Histórico de Salvador.
Cartazes exibiram frases como “RESPEITO e regulamentação do mercado informal”, “RESPEITO por quem batalha o pão de cada dia”, “RESPEITO e ATITUDE contra a intimidação dos visitantes”, “RESPEITO e ATITUDE contra a criminalidade”. O grupo de percussão do mestre Ivan Santana, o Swing do Pelô, e a batucada do grupo de palhaçaria de João Lima participaram da manifestação e puxaram a caminhada que saiu do Terreiro de Jesus, deu a volta no Largo do Pelourinho, retornando ao Terreiro.
Durante a manifestação os participantes gritaram “respeito ao Centro Histórico” e “o Pelourinho é nosso!” para deixar claro o que desejam: que as autoridades municipais, estaduais e federais implementem ações concretas no sentido de resolver os inúmeros problemas que o Centro Histórico de Salvador enfrenta, no que se refere a segurança pública, ordenamento dos informais, assédio e extorsão aos visitantes, preservação do patrimônio, falta de infraestrutura e muito mais.
Presidente da ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor, que liderou a organização da manifestação, José Iglesias Garcia agradeceu a participação dos presentes e declarou o dia 28 de abril como data oficial de luta pelo Centro Histórico de Salvador.
“Ano que vem, nesta data, estaremos aqui para nos manifestar mais uma vez pelo nosso Centro Histórico. Desejamos que não haja nada do que reclamar, mas estaremos atentos aos desenrolar das ações que reivindicamos das autoridades. Hoje a luta que se trava no Centro Histórico não é de rico contra pobre, de branco contra negro, mas sim do bem contra o mau”, disse ele finalizando o discurso.
Reação às medidas tomadas pela Prefeitura
O anúncio feito pela Prefeitura de Salvador da criação do Distrito Cultural do Centro Histórico foi bem recebido pela comunidade, que vê a atitude como uma resposta muito positiva às reivindicações listadas no documento encaminhado pela ACHE à Prefeitura e ao Governo do Estado no dia primeiro de março, onde todos os problemas enfrentados pela região são listados e também são propostas ações para solucionar. A Prefeitura apresentou uma série de ações nas áreas de segurança pública, assistência social, trânsito, limpeza urbana, iluminação, manutenção e cultura, e anunciou que o Coronel Sturaro será o sub-prefeito da região, o que também foi bem recebido pela comunidade.
Pedido de audiência em caráter de urgência ao governador
Na última segunda-feira (24/04/2023), a ACHE protocolou um pedido de audiência em caráter de urgência para tratar da situação de abandono do Centro Histórico ao governador Jerônimo Rodrigues, mas até o momento não recebeu nenhuma resposta. O documento foi enviado com cópia, protocolado e endereçado aos gestores do IPAC, Secult, Secretaria de Turismo, Casa Civil e Comando da Polícia Militar. Também não houve até agora resposta de nenhuma destas instâncias.
No documento a ACHE chama a atenção para a situação de colapso da região, para a perda de empregos e postos de trabalho e para o fechamento de empreendimentos e pede ao governador uma intervenção imediata. No dia primeiro de março o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, também recebeu o relatório encaminhado pela ACHE onde os problemas enfrentados pela região são listados, assim como as ações propostas para solucionar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




