Combate à exploração de crianças e adolescentes é intensificado em maio de 2023, diz SEDESO de Feira de Santana

Na noite desta quinta-feira (11/05/2023), uma blitz educativa percorreu alguns locais da cidade visando o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana (Sedeso), Guarda Municipal e prepostos da PRR (Polícia Rodoviária Federal) estiveram na região da Praça da Matriz e do Terminal Rodoviário.

O chefe da Proteção Social Especial da Sedeso, Roque Morais, destaca que essa ação faz parte da programação alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Também participaram o Conselho Tutelar e o PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil).

“Neste mês intensificamos os trabalhos para alertar a sociedade que a exploração de crianças e adolescentes é crime. Portanto, teremos um mês de ações nos Cras, Creas, associações de bairros, entre outros equipamentos de assistência social, para chamar a atenção sobre o assunto”, afirma.

Durante a blitz as equipes também estiveram em casas noturnas localizadas nos bairros Santa Mônica e Jardim Cruzeiro. Não foram encontrados nestes locais crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Vale destacar que a população pode denunciar de forma anônima pelo Disque 100, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O Governo Municipal também disponibiliza a plataforma Fala Feira 156 e os atendimentos são realizados pelo Plantão Social.

18 de Maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi instituído em maio de 2000, através da Lei 9.970, de autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES).

A data foi escolhida em lembrança ao caso que vitimou a menina Araceli Cabrera Sanches, que foi sequestrada em 18 de maio de 1973, com oito anos de idade. Araceli foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime causou revolta em todo o país, mas os culpados ficaram impunes.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading