O Instituto Memória de Curitiba reconheceu o jurista e escritor Taurino Araújo em função da defesa que exerce pela preservação da cultura e pela democratização do conhecimento ao premiá-lo com o Certificado de Responsabilidade Cultural, com a Comenda ‘Estrela’.
O jurista Taurino Araújo passa a integrar o seleto grupo de homenageados por sua história de trabalho socialmente útil nessas áreas. A solenidade de outorga da comenda ocorreu no dia 5 de abril de 2023, na sede da instituição, situada na capital do Paraná.
O evento também marcou o lançamento de várias obras de Taurino Araújo, entre elas Antropologia, História, Filosofia, Direito e Humanismo em sua Hermenêutica da Desigualdade: evidências de um humanismo pós-Lévi-Strauss, e Se Quer Escalar, Não Aperte Down: A Intuição Motivacional do Verdadeiro Maslow no Caso de Taurino Araújo.
O imortal desembargador federal Luiz Eduardo Gunther, da 9ª Vara Regional do Paraná, comentou a premiação, afirmando:
“O professor Dr. Taurino Araújo, já diversas vezes premiado e reconhecido nacional e internacionalmente, dá, ao receber esta comenda, mais uma prova de que é bom ser bom, ser bom vale a pena. Parabéns professor Taurino. Não só pela Comenda Estrela de Responsabilidade Cultural, não só pelos excelentes livros publicados, mas por toda a sua caminhada na luta para transformar o mundo, uma palavra, pensamento e ação ao mesmo tempo. Sempre! Parabéns ao editor Prof. Anthony Leahy pela sensibilidade em abraçar e promover aqueles que ministram para um mundo mais justo e digno.”
Quem faz parte do Instituto Memória de Curitiba
O corpo editorial do Instituto Memória de Curitiba inclui Edson Fachin, Reynaldo Soares da Fonseca, Francisco Rezek, Nefi Cordeiro, Ingo Sarlet, Demetrius Nichele Macei, Sidney Guerra, Flávia Piovesan, Viviane Sellos Knoerr, Valerio Mazzuoli, André de Carvalho Ramos, Wagner Menezes, Felipe Chiarello, Eduardo Arruda Alvim, Nelson Nery Júnior, Ricardo Seitenfus, Carlos Alberto Ramos, Luiz Eduardo Gunther, Luis Alexandre Carta Winter, Octavio Fischer, Marco Antonio Villatore, Augusto Bonner Cochran III (EUA), Andrea Pitasi (Itália), Fernando Araújo (Portugal) e Sara Petroccia (Itália).
Multimídia do discurso
“Um vídeo do discurso do pensador Taurino Araújo registrando o discurso durante a premiação em Curitiba está disponível na internet e tem chamado a atenção”, comentaram admiradores da obra o pensador baiano.
Baixe
Ode aos curitibanos | Por Taurino Araújo

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




