Maior liderança feminina na zona rural de Feira de Santana, Conceição Borges defende vereadora Eremita Mota de “ataques à mulher no poder”

“Toda vez que a presidente desta Casa é agredida, nós mulheres somos agredidas”. Esta declaração, em solidariedade à vereadora Eremita Mota (PSDB), foi dada na Câmara Municipal de Feira de Santana por uma das maiores lideranças sindicais e também dos movimentos sociais do Município, Conceição Borges. O pronunciamento da dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Tribuna do Legislativo aconteceu durante a Audiência Pública com o tema Luta pela Garantia dos Direitos da Mulher, realizada pelo Legislativo.

A abordagem, na abertura do seu discurso, foi motivada, segundo ela, por notícias que chegam ao seu conhecimento através da imprensa sobre “ataques a uma mulher no poder”, de várias frentes, nos meios políticos. Eremita é a primeira vereadora na história da cidade a comandar a Câmara e a obter cinco mandatos consecutivos. Ex-candidata a vereadora, Conceição Borges disse que bem sabe das dificuldades que as mulheres enfrentam para exercer o seu papel na política, nesta cidade.

Presidente da Associação Quilombola Comunitária de Maria Quitéria, Renida Cruz dos Santos também falou do preconceito de que está sendo alvo a vereadora, ocupando o cargo de maior importância em Feira de Santana, depois do comando do Poder Executivo. Ao cumprimentar Eremita “em nome de todos que compõem a Mesa”, ela lhe disse “pode contar com a gente, basta gritar que vamos estar aqui juntos, para poder dar as mãos e mostrar a força da mulher neste lugar”. A representante comunitária, de baixa estatura física, disse, referindo-se a ela própria, que “a pessoa aqui é pequena, mas de ousadia e coragem, tem dois metros”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading