Sistema PAIS impulsiona produção sustentável e diversificada na Bahia

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva, já investiu mais de R$ 17 milhões na produção de alimentos, através da estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional, beneficiando mais de seis mil famílias agricultoras na Bahia. Uma das ações executadas é a implantação do Sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (PAIS).

O PAIS é fundamental para garantir a segurança alimentar dessas famílias, além de fomentar a economia local e incentivar a produção agroecológica. Na comunidade de Ponto Seco, em Taperoá, os agricultores estão colhendo os frutos dos investimentos realizados. A produção de hortaliças, verduras e ovos é notável e se tornou uma fonte de renda.

No local, são cultivados diversos alimentos, como cebolinha, hortelã, couve, manjericão, alface, quiabo, abóbora, pepino, cenoura e pimentão, utilizando a técnica de canteiros circulares em formato de mandala. Essa prática, apresentada no sistema PAIS, otimiza o uso do espaço, promove a diversificação da produção e valoriza a cultura agrícola tradicional. Essa combinação resulta em uma produção de alimentos mais eficiente, além de contribuir para a preservação ambiental e fortalecer a agricultura familiar.

Adilson Pereira, presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Região de Ponto Seco, relata que a comunidade está produzindo tanto para consumo próprio quanto para comercialização.

“Possuímos quatro sistemas e comercializamos cerca de 800 quilos de coentro e mais de 500 quilos de cebolinha, por mês. Temos uma produção continuada. Agora estamos fazendo um sistema orgânico para melhorar a produção”.

Outro beneficiário do Sistema PAIS é Enilton da Conceição. Ele também comenta sobre os benefícios que a técnica trouxe para a comunidade. “Foi um sistema que trouxe diversos benefícios para a nossa comunidade, como o plantio de hortaliças, que antes tínhamos que comprar. Com esse sistema, geramos renda para as famílias, produzimos o suficiente para o nosso consumo e já comercializamos para cidades vizinhas”.

As famílias de Ponto Seco também contam com um galinheiro e iniciaram a produção de ovos. No sistema PAIS, o galinheiro desempenha um papel essencial na sustentabilidade e integração dos elementos agroecológicos. As galinhas são criadas de forma livre, com acesso a áreas externas, confiantes para o controle natural de pragas. Suas fezes são utilizadas como adubo orgânico, melhorando a fertilidade do solo.

Além disso, os ovos podem ser consumidos ou comercializados, gerando renda adicional. O galinheiro também promove o equilíbrio ecológico ao auxiliar no controle biológico de pragas. Essa integração fortalece a sustentabilidade e a produção de alimentos saudáveis no sistema PAIS.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading