O desembargador Baltazar Miranda Saraiva é um renomado magistrado com reconhecida atuação no Poder Judiciário Estadual da Bahia (PJBA), que ocupa cargos relevantes a exemplo da presidência da Comissão Permanente de Segurança e vice-presidência da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais. Ele foi empossado nesta quarta-feira (28/06/2023) presidente da Associação Amigos da Marinha-Salvador (Soamar Salvador) para o biênio 2023-2025. A solenidade foi presidida pelo vice-almirante Antonio Carlos Cambra, comandante do 2º Distrito Naval (2º DN) e ocorreu na sede do Comando Militar, situado na Cidade Baixa, em Salvador.
Ao tomar posse, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, presidente da Soamar, reiterou a satisfação em servir à sociedade brasileira e declarou compromisso em promover os ideais marítimos e fortalecer os laços entre a comunidade e a Marinha do Brasil.
Ao discursar, o vice-almirante Antonio Carlos Cambra destacou a importância da Soamar Salvador como instrumento de interlocução e cooperação entre a Marinha do Brasil e a sociedade. Ele citou o fato de 20 a 25% da economia do país ser oriunda de recursos marítimos, lembrando que a Bahia tem imenso potencial para ampliar a exploração da economia do mar de forma sustentável, em função de ser o estado que possui a maior costa litorânea entre as unidades da federação.
Relatório e votos de êxito
Durante a solenidade foi lido relatório das atividades desenvolvidas pela gestão do advogado Henrique Trindade, ex-presidente da Somar Salvador no período de 2021-2023. Ao final, foi apresentada manifestação de apoio à nova diretoria, sob a presidência de Baltazar Miranda Saraiva.
Presenças
O evento de posse contou com presenças personalidades da sociedade baiana, colegas magistrados, membros das ARLS Maçônicas de Feira de Santana Cavaleiros de York, Luz do Sertão e a Luz e Fraternidade; membros da imprensa e da Irmandade do Bonfim, além de representantes do Legislativo Municipal de Salvador e das Forças Armadas a exemplo do coronel aviador Vinícius Guimarães Nogueira, comandante da Base Aérea de Salvador; Américo Heckert, coronel da reserva do Exército e assessor do Comando da 6ª Região Militar.
Estiveram presentes, também, o juiz Vinicius Simões, o jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia e venerável eleito da ARLS Cavaleiros de York, o advogado Laercio Guerra Silva, ex-venerável da Luz e Fraternidade; advogado Paulo de Tarso, membro da diretoria da Cavaleiros de York e o advogado Murillo Santana, venerável da Luz do Sertão, além do empresário Josivaldo Santana, membro da diretoria da Cavaleiros de York.
O escritor e advogado Joaci Fonseca de Góes, presidente do IGHB marcou presença, além do empresário Roberto Santos Bastos, que representou a Irmandade do Bonfim. Participaram, também, da solenidade Nelson José de Carvalho, diretor da ABI Bahia; jornalista Walter Pinheiro, diretor do Jornal Tribuna da Bahia e presidente do Conselho da ABI Bahia; advogado e professor Dr. Sérgio Emílio Schlang Alves, juristas Luiz Holanda e Antônio Luiz Calmon Teixeira; empresário Marcelo Sacramento, diretor da Tribuna da Bahia.
O bispo Átila Brandão, fundador e líder do Ministério Batista Internacional Caminho das Árvores (MBICA), igreja evangélica com sede em Salvador e filiais em outras cidades da Bahia e do Brasil, esteve presente e parabenizou o presidente empossado, além de destacar a presença do filho, o advogado Átila Brandão Filho, como membro da diretoria da entidade.
A diretoria empossada da Soamar Salvador
O desembargador Baltazar Miranda Saraiva foi empossado presidente, sucedendo o advogado Henrique Gonçalves Trindade, ex-desembargador do TRE Bahia. O empresário Santiago Coelho Rodriguez Campo assume a vice-presidência da entidade.
Além deles, foram empossados os demais membros da diretoria da Soamar Salvador para o biênio 2023-2025, sendo composta por Rozendo Ferreira Neto, secretário; Elizaldo Barretto Lemos, tesoureiro, Marcelo Baqueiro Froes, diretor de divulgação; Jorge Milton Oliveira Pinto, diretor social; Carlos Augusto Sampaio de Almeida, diretor cultural, Carlos de Souza Andrade, diretor de Patrimônio; Durval Júlio Ramos Neto, diretor jurídico, além de Vivaldo do Amaral Adaes, Adriano Motta Gallo e Átila Brandāo de Oliveira Júnior.
No Conselho Deliberativo, foram empossados Theofilo Virgilio Senna, Luiz Carlos Rosa, Aurelio Pires e Zilan Costa Moura, enquanto Anorailton Conceição Santos Silva, Orlando Pereira Palhinha, Glicério Lemos de Santana e Luiz Gonzaga do Amaral Andrade
No Conselho Fiscal foram empossados como titulares Marcelo Sacramento de Araújo, Antônio Ricardo Guimarães Guedes e Ulisses Rodrigues Bartolomeu, e suplentes Antônio Profeta de Sousa, Walter Moacyr Costa Moura e Ademar P. de Lemos Júnior.
A SOAMAR Salvador realizou, em 30 de maio de 2023, a eleição para a diretoria para o biênio de 2023 a 2025.
A entidade
A Soamar Salvador é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne pessoas que receberam a Medalha de Amigo da Marinha, com o objetivo de divulgar e apoiar as atividades da Marinha do Brasil e de disseminar a mentalidade marítima na sociedade soteropolitana. A associação foi fundada em 1989 e é filiada à Sociedade Amigos da Marinha (Soamar Brasil), que congrega mais de 50 entidades regionais em todo o país.
A entidade realiza diversas ações em parceria com o Comando do 2º Distrito Naval, como palestras, visitas, eventos cívicos e sociais, campanhas educativas e assistenciais. A associação também participa de solenidades militares e civis, como o Dia do Marinheiro, o Dia da Bandeira, o Dia do Amigo da Marinha e o Dia do Soamarino.
A estrutura é formada por diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal. A eleição ocorre a cada dois anos na forma de sufrágio exercido pelos membros. A atual diretoria, para o biênio 2023-2025, é presidida pelo desembargador Baltazar Miranda Saraiva. Ele sucede a Henrique Gonçalves Trindade, que teve como antecessor José Carlos Aleluia Costa.
A Soamar Salvador contribui para o fortalecimento dos laços entre a Marinha do Brasil e a sociedade civil, promovendo a valorização da cultura marítima e a defesa dos interesses nacionais no âmbito marítimo.



Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




