Nesta quinta-feira (15/06/2023), o Farol de Santo Antônio, conhecido como Farol da Barra, local onde funciona o Museu Náutico da Bahia, em Salvador, sediou as comemorações do ‘Dia da Marinha’. Na oportunidade, oficiais e autoridades civis e militares se reuniram para prestar homenagens e conceder condecorações àqueles que se destacaram em feitos e realizações junto à Marinha do Brasil.
A solenidade teve início com a leitura da Ordem do Dia emitida pelo Almirante Olsen, comandante da Marinha do Brasil e pelo Ministro da Defesa, José Múcio. Em seguida, foram reconhecidos os méritos daqueles que contribuíram de forma significativa para a Marinha, tanto no âmbito civil quanto militar.
A atividade foi presidida pelo almirante de esquadra Silva Lima Cambra e pelo vice-almirante Antonio Carlos Cambra, comandante do 2º Distrito Naval (2º DN).
Dentre os homenageados e presentes estavam o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, presidente eleito da SOAMAR; Joaci Fonseca de Góes, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); José Luis Castro, Glicerio Lemos, Marcelo Sacramento, Nelson José de Carvalho, dentre outros.
A celebração do Dia da Marinha é um momento de grande importância para a instituição nacional. A Marinha, construída e forjada por heróis-marinheiros, é um símbolo de bravura e amor à Pátria. Nesse sentido, a data é marcada por eventos que reafirmam os valores e a história da Marinha, aproximando-a da sociedade brasileira.
Este ano, a Força adotou uma nova abordagem em relação à divulgação das peças publicitárias referentes ao 11 de junho, utilizando a expressão “Dia da Marinha”. Essa mudança visa simplificar a comunicação com a sociedade civil, colaborando para o alcance dos objetivos navais e contribuindo para uma maior aproximação entre a Instituição e a sociedade.
A Batalha Naval do Riachuelo continua sendo a data de maior magnitude para a Marinha, sendo considerada a Data Magna da instituição. Portanto, o uso da expressão “Dia da Marinha” associada a essa batalha histórica tem como objetivo preservar e fortalecer as tradições navais, assim como apresentá-las de maneira clara e objetiva à sociedade.
A cerimônia realizada em Salvador demonstrou a grandiosidade e importância da Marinha do Brasil. Por meio das homenagens prestadas às autoridades civis e militares, a instituição reafirmou seu compromisso com a nação e sua missão de garantir a soberania nacional nos mares.
O Dia da Marinha se consolida como uma data especial para celebrar a história, a coragem e o papel estratégico desempenhado pela Marinha em prol do Brasil.


Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




