Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG avançam para as oitavas da Libertadores

As equipes brasileiras que entraram em campo na terça-feira (27/06/2023) pela Copa Libertadores (Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG) garantiram a classificação para as oitavas de final da competição continental. Agora elas aguardam a definição dos adversários da próxima fase da competição, no dia 5 de julho, quando a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) realiza o sorteio.

No estádio do Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Sporting Cristal (Peru) para garantir a vaga na condição de líder do Grupo D com 10 pontos. O jogo teve transmissão ao vivo pela Rádio Nacional.

Com o ponto conquistado nesta terça-feira, o Tricolor das Laranjeiras chegou a um total de 10 pontos, mesma pontuação do River Plate (Argentina), que venceu o The Strongest (Bolívia) por 2 a 0 no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, e ficou com a segunda posição.

O Fluminense apresentou um bom futebol diante do Sporting Cristal, que lutou bastante. A equipe das Laranjeiras abriu o placar aos 21 minutos, quando Keno recebeu na direita e passou para Cano, que dominou no peito e finalizou com firmeza, de direita, da intermediária, marcando um belo gol.

Porém, aos 36 minutos, a equipe peruana chegou ao empate. Hohberg levantou a bola na área em cobrança de escanteio e Brenner cabeceou para superar o goleiro Fábio. A partir daí, o confronto ficou aberto, mas o time comandado por Fernando Diniz mostrou maturidade para segurar o resultado e garantir a classificação.

Furacão vence na Arena da Baixada

Quando foram definidos os grupos da primeira fase da Libertadores, o Grupo G foi considerado um dos mais complicados, principalmente por contar com duas forças do futebol brasileiro, Athletico-PR e Atlético-MG. E as equipes do Brasil confirmaram sua força ao garantirem as duas vagas nas oitavas.

Na Arena da Baixada, o Furacão, já classificado, buscava apenas confirmar a primeira posição do grupo para ter vantagens no mata-mata. E, sob o comando do interino Wesley Carvalho, o Athletico-PR contou com a efetividade do jovem atacante Vitor Roque para vencer com tranquilidade o Alianza Lima (Peru) por 3 a 0 e alcançar seu objetivo.

Logo aos 7 minutos do primeiro tempo, o meia-atacante Vitor Bueno recebeu a bola na intermediária e chutou de direita para abrir o placar para a equipe de Curitiba. Já na etapa final, o artilheiro da partida foi Vitor Roque, que marcou aos 17 minutos, batendo na saída do goleiro, e aos 43 minutos, escorando um cruzamento para a área.

Vaga garantida com empate

A segunda posição do Grupo G ficou com o Atlético-MG, que conseguiu um empate em 1 a 1 com o Libertad (Paraguai) no estádio Defensores del Chaco, em Assunção. A partida também ficou marcada por agressões racistas ao goleiro brasileiro Everson.

Durante o jogo, a equipe da casa teve um desempenho melhor no primeiro tempo. Já na segunda etapa, a equipe paraguaia manteve a superioridade e abriu o placar aos 15 minutos com um belo gol de Bareiro de cabeça. Porém, aos 22 minutos, Guilherme Arana foi até a linha de fundo e fez um cruzamento perfeito para Igor Gomes, que, com liberdade, chutou de primeira para marcar e confirmar a vaga do Galo.

Além do futebol, a partida também registrou cenas lamentáveis. Após o fim do jogo, um torcedor do Libertad na arquibancada imitou um macaco direcionando-se ao goleiro Everson. Em comunicado emitido após a partida, o Atlético-MG informou que registrou as imagens dos atos racistas e “imediatamente as encaminhou ao delegado da partida para que a Conmebol tenha conhecimento do ocorrido”.

“Indignação é a palavra que define o sentimento do Galo diante das manifestações racistas dos torcedores do Libertad direcionadas ao goleiro Everson. Punishments realmente severas precisam ser aplicadas para que cenas covardes e inadmissíveis como as vistas no Defensores del Chaco não aconteçam nos estádios da América do Sul”, defendeu o Galo.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading